TRADUTOR

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Descoberta de anticorpos contra HIV abre caminho à vacina para combater a Aids

Eu estava assistindo o Jornal da Globo pelas tantas da madruga quando recebi uma grande notícia que revolucionará a medicina nos próximos anos. A:

Descoberta de anticorpos contra HIV abre caminho à vacina para combater a Aids

Achei algo para se ler na Folha On-line:

da New Scientist

Um "ponto fraco" do vírus HIV comum a muitas de suas linhagens foi descoberto por pesquisadores norte-americanos, que publicaram o resultado em artigo na revista "Science" desta quinta-feira (3).

Trata-se de um canal para afetar o vírus por meio de anticorpos recém-encontrados, o que pode levar a uma potente vacina contra a Aids. A grande dificuldade apontada para esta busca é a rápida mutação do vírus. Isso impede que o sistema imunológico e seus anticorpos possa detectá-lo normalmente.

De acordo com Wayne Koff, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento na Iniciativa Internacional pela Vacina contra a Aids, em Nova York, o importante é saber para que alvo apontar.

Os testes de laboratório mostraram que os novos anticorpos conseguem afetar muito mais variantes e linhagens do HIV que o usual, o que dá aos pacientes potencialmente proteção tanto contra novos variantes com os quais estão infectados quanto contra quaisquer novos mutantes do vírus que sejam desenvolvidos em seus corpos.

O grupo de pesquisadores liderados por Dennis Burton, da Scripps Research Institute, na Califórnia, analisou o sangue de 1.800 indivíduos para checar seus anticorpos.

Eles descobriram que cerca de 10% dessas pessoas tinham o que foi chamado de "anticorpos amplamente neutralizantes", que poderiam reconhecer múltiplas linhagens do HIV. A partir deste material, os cientistas puderam chegar a dois anticorpos extremamente potentes, ambos de um doador africano.

03/09/2009 - 20h22

Fonte: Folha online

Fico muito feliz e torço para que a vacina seja feita o mais rápido possível e que consigam driblar os problemas com a mutação viral do HIV, afinal de contas somos muito mais espertos que eles. Já tá na hora de derrubar esse mistério da ciência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário