domingo, 20 de março de 2016

Análise de Hemograma para o Enem

Questão de fisiologia humana no Enem de 2011

Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:
Dados do hemograma do paciente

Dados do hemograma do paciente
Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que

a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
c) a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.




Resolução: Para responder a essa questão, o candidato deve ficar atento às funções atribuídas às hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. As hemácias estão relacionadas com o transporte de oxigênio no sangue. Já os glóbulos brancos relacionam-se com a defesa do organismo contra substâncias e seres estranhos.
As plaquetas, por sua vez, são responsáveis pelo processo de cicatrização. Baseando-se nesses conhecimentos sobre o sangue, podemos concluir que a resposta correta é a letra a, uma vez que a relação entre sangramento e baixa coagulação está correta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário