HOTMART

Lomadee

TRADUTOR

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pré-veja o Enem: Ebola - Como o Enem poderá cobrar esse assunto


Enem: saiba como o vírus ebola pode ser cobrado na prova


A febre hemorrágica ebola tornou-se uma epidemia que ameaça a saúde dos países do oeste da África. Mas o que você sabe sobre este assunto? Para explicar os fatores envolvidos quando ocorre a disseminação de uma doença, o apresentador do quadro Pode Cair no Enem, Marco Aurélio Carvalho, conversou com Nina Basílio, coordenadora de conteúdo do site Mande Bem no Enem. "A chance do tema epidemia cair na prova é grande por reunir os aspectos relevância, ordem social, ciência, cultura e política. Inicialmente, o vírus ebola parece se relacionar apenas à questão da saúde, mas é tão complexo que envolve também fatores demográficos, sociais e econômicos'', opina a especialista.

Classificação
Os estudantes devem prestar atenção na categorização das enfermidades em endemia, epidemia e pandemia. O que caracteriza e diferencia os termos é sua propagação e a extensão do espaço atingido: a endemia é local, restrita a uma região específica, a epidemia pode se espalhar rapidamente por outros países, enquanto a pandemia chega a outros continentes. ''No caso do ebola, as chances de se tornar uma pandemia são remotas devido à maneira de contágio através de fluidos corporais e pelo cuidado que tem havido'', acredita Nina.

História
No passado, outras doenças já dizimaram populações inteiras. A Peste Negra, causada por uma bactéria transmitida por pulgas e ratos, matou milhares de pessoas durante a Idade Média e alcançou o nível de pandemia. No século XX, o surgimento do vírus HIV criou um estado de pânico devido às escassas informações sobre a patologia e por sua grande taxa de mortalidade. A aids é a segunda doença infecciosa que mais fez vítimas no mundo, ficando atrás apenas da tuberculose.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:
00:00

Para ficar por dentro dos tópicos importantes para sua prova, acompanhe o quadro Pode cair no Enem todas as segundas-feiras, às 9h10, durante o programa Todas as Vozes da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro.

Colaborou: Maianna Souza

Fonte: EBC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário