TRADUTOR

terça-feira, 31 de março de 2015

Virus – Tudo sobre vírus HIV, Ebola e Gripe para Enem

Veja videoaulas para revisar sobre Vírus. O Ebola, a Gripe, o HIV estão entre os vírus que mais desafiam a ciência. Vírus - Biologia Enem e Vestibulares também. Confira.


Você estava aí, de boa, pensando que era melhor dar uma revisadinha em Biologia pra garantir uma super nota no Exame Nacional do Ensino Médio, mas, não sabia exatamente por onde começar, o que relembrar primeiro… De repente, aquela voz feminina que, por muitas vezes nos faz saltar da cadeira, anunciou em alto e bom som através do seu computador: “As definições de vírus foram atualizadas”. Mas, aqui, o papo é outro: Vírus – Biologia Enem. 
Obrigada, moça do Avast. Além do susto de sempre, valeu a dica de revisar Vírus em Biologia para o Enem e o Vestibular. Em 2014 o mundo inteiro voltou a se apavorar com o vírus Ebola, que causou mais de 9 mil mortes no continente África, e ainda fez vítimas em países onde nunca se imaginava. O vírus HIV, que provoca a AIDS segue ainda invicto contra vacinas ou tratamentos eficazes.
vírus HIV Ebola 
O HIV é um vírus mortal. Muita gente pensa que pode ‘conviver com ele’ o resto da vida, pacificamente. Mas, esta interpretação está errada. Os tratamentos severos para os portadores do HIV que manifestam os sintomas da doença debilitam progressivamente, e a vida que resta se torna cada vez mais penosa. Esta ilusão tem levado muitos jovens ao caminho ainda sem volta da AIDS e aos sofrimentos decorrentes.
O vírus Ebola, que em 2014 provocou um novo surto no continente africano, tem um ciclo diferente no organismo humano, e pode provocar a morte em poucos dias. A taxa de mortalidade dos infectados pelo Ebola pode ficar acima de 50% em poucos dias após a manifestação. Veja aqui um post especial sobre tudo o que você precisa saber sobre o vírus Ebola para o Enem e o Vestibularhttp://blogdoenem.com.br/ebola-biologia-enem/
Biologia Enem - Vírus
Outro vírus importante e que também pode cair nas provas é o vírus da Gripe, que todo ano retorna com uma nova mutação. Então, você já sabe que o tema dos vírus está sempre na pauta e pode cair no Enem e nos Vestibulares! Para garantir uma revisão mais completa você pode assistir os vídeos selecionados abaixo, e também fazer o download destas duas apostilas a seguir, que trazem conteúdos de Biologia, além de exercícios e gabaritos.
Clique ao lado para baixar: Apostila Biologia com exercícios 1
Clique ao lado para baixar: Apostila Biologia com exercícios 2
*Disponível em: http://cienciashumanas-cm.blogspot.com.br 
 
 Vírus Ebola    Vírus HIV
Dica 1: Biologia Enem – Revise sobre Evolução para mandar bem na prova –http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-revise-evolucao/
Agora, prepare a sua imunidade, que vamos aos “queridos” Vírus! A primeira aula é do Professor Márcio, do Canal Caep Interativo, no Youtube. Saca Só!





 Dica 2: Biologia – Revise sobre Genética com aulas e apostilas grátis – http://blogdoenem.com.br/enem-genetica-aulas-apostilas-gratis/
Nossa segunda aula de revisão sobre Vírus, fica por conta do Professor Paulo Jubilut, do site Biologia Total. O Vídeo está no Youtube, no Canal com o nome do Professor, mas, você pode acessar ohttp://www.biologiatotal.com.br/ e conferir outras aulas!



 Dica 3: Biologia – Citologia: apostilas e videoaulas gratuitas – http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostilas-videoaulas/
















Para encerrar, separamos esse vídeo produzido pelo Discovery e que está disponível no Youtube. É um documentário que cita exemplos dos dez mais alarmantes germes do mundo (tenso!). Mas é bem interessante, vale o play!
https://youtu.be/1XC-S6p0dl4
Dica 4: Redação Enem: Você sabe o que é Coesão Textual? Aulas grátis aqui –http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-gratis/
FONTES: BLOG DO ENEM

QUESTÕES DE VÍRUS DO ENEM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Relações Ecológicas - Resumo e Questões


Relações Ecológicas

Organismos das diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, interagem com os outros seres vivos presentes no mesmo ambiente. Há diferentes formas de interação entre os seres formadores das comunidades bióticas de um ecossistema. Estas interações são coletivamente denominadas interações biológicas ou relações ecológicas.
As relações ecológicas se particularizam pelos tipos de relação de dependência que os seres vivos mantêm entre si e são categorizadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a interação traga aos organismos envolvidos. As relações denominadas harmônicas ou positivas são aquelas nas quais há benefício mútuo, ou benefício para um dos organismos sem prejuízo para o outro. Já as relações desarmônicas ou negativas são aquelas nas quais há prejuízo para algum dos envolvidos, com benefício do outro, em geral.
Os diferentes tipos de interações, harmônicas e desarmônicas, são subdivididos, ainda, em intraespecíficas, quando ocorrem entre organismos da mesma espécie, e interespecíficas, quando os organismos envolvidos são de espécies distintas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TECIDO CONJUNTIVO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO PARA ENEM

Tecido hematopoiético
Hemácias: células sanguíneas produzidas pelo tecido hematopoiético

O tecido conjuntivo é dividido em:  
1- Tecido conjuntivo propriamente dito:
1.1- Frouxo
1.2- Denso
1.2.1- Modelado
1.2.2- Não-modelado
2- Tecidos conjuntivos especiais:
2.1- Ósseo
2.2- Cartilaginoso
2.3- Hematopoiético
2.4- Adiposo



Este texto enfocará, desta forma, um tipo de tecido conjuntivo especial: o tecido hematopoiético, também denominado hemocitopoiético ou tecido conjuntivo reticular.
O tecido hematopoiético é formado por fibras e tipos celulares que dão suporte às células formadoras do tecido sanguíneo (células pluripotentes). Assim, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos (neutrófilos, basófilos, monócitos e eosinófilos), além de linfócitos, são produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores.
Está localizado na medula óssea (tecido mieloide), em costelas, vértebras, ossos do crânio e extremidades do fêmur e úmero, caracterizando a medula óssea vermelha.  É encontrado também em órgãos linfáticos, como baço, timo, linfonodos, nódulos linfáticos e tonsilas palatinas: tecido linfático ou linfoide. Esse último é também responsável pela remoção de detritos e células sanguíneas debilitadas.
Este tecido é bastante considerado no tratamento das leucemias aguda e mieloide crônica, já que o uso de suas células, com grande capacidade de diferenciação, é uma alternativa ao transplante de medula óssea.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia



tecido sanguíneo é muito importante pois faz parte do sistema circulatório, ele é composto basicamente por plasma e elementos figurados do sangue (células e fragmentos citoplasmáticos celulares). Ele é produzido por outro tecido corporal chamado Hematopoiético, vale a pena lembrar disso para não confundir.
Definindo conceitos importantes:
Tecido Hematopoiético: Tecido localizado dentro de óssos longos (fêmur por exemplo), chamado de medula óssea vermelha. É ele que origina algumas células do tecido sanguíneo.
Função: Local onde ocorre a Eritropoiese, Mielopoiese, Trombopoiese e Monopoiese.
Eritropoiese: Produção dos eritrócitos (hemácias).
Mielopoiese: Produção de neutrófilos, eosinófilos, basófilos. Estes são alguns dos glóbulos brancos (leucócitos).
Trombopoiese: Produção dos trombócitos ou plaquetas.
Linfonodo (órgão linfóide): É uma importante estrutura corporal onde ocorre a produção dos linfócitos.
Os Leucócitos são uma categoria de células que abrange TODOS os glóbulos brancos, inclusive os linfócitos. Já os linfócitos são um tipo de glóbulos brancos específicos.
Linfócitos: São tipos de leucócitos produzidos nos linfonodos e são divididos em dois grupos: Linfócitos B e Linfócitos T.
Funções do tecido sanguíneo:
*Transporte de gases = Relacionar com sistema Respiratório
*Transporte de nutrientes = Relacionar com sistema Digestivo
*Transporte de excretas = Relacionar com sistema Excretor
*Transporte de hormônios = Relacionar com sistema Endócrino
*Atuação na defesa do organismo = Relacionar com sistema Imunológico

Componentes:
Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos:
a
São as células mais numerosas do sangue, são originadas na medula óssea vermelha e sua função é otransporte de gases. Dentro dela encontramos a proteína chamada Hemoglobina (Hb), onde a maioria do oxigênio transportado se encontra, além disso, encontramos outra enzima chamada Anidrase Carbônica, que participa do transporte de 70% do gás carbônico sanguíneo.
Leucócitos, ou glóbulos brancos:
São os responsáveis pela defesa do nosso corpo, geralmente em baixa quantidade, podendo aumentar quando o organismo se encontra com uma atividade imunológica elevada.
Destaque para os principais leucócitos:
Macrófagos: Células que fagocitam substâncias estranhas ao organismo (antígenos).
Linfócitos B: Células que produzem os anticorpos do nosso organismo.
a
Linfócito T (CD4): Célula que estimula a produção e migração dos outros leucócitos. 
Linfócito T (CD8): Célula que induz o processo de morte celular programada.
Plaquetas: São fragmentos de células chamada megacariócitos, geradas na medula óssea vermelha. Possuem papel na coagulação do sangue.
a
Plasma: Componente fluido do sangue, possuindo na sua grande maioria água e vários sais minerais.
Destaque: Destacamos aqui o cálcio presente no plasma, este sal mineral possui papel na coagulação sanguínea, juntamente com as plaquetas.
FONTE: SOUMAISENEM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ácidos Nucleicos Para o Enem

Ácidos Nucleicos – Aula de Biologia Enem

Você conhece o ácido desoxirribonucleico e o ácido ribonucleico? Entenda tudo sobre o DNA e o RNA nesta aula de Biologia Enem


Ácidos Nucleicos
São moléculas longas, apresentando-se sob a forma de ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA).
São responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética (hereditariedade).
O resultado da informação genética contida nos ácidos nucleicos é, sempre, a formação de proteína.
Fazem o controle do funcionamento celular.
São polímeros orgânicos formados pelo encadeamento de nucleotídeos (monômeros), tanto no DNA quanto RNA.
Nucleotídeo possui moléculas de fosfato, açúcar (pentose) e base nitrogenada.
O fosfato faz a ligação entre as pentoses da mesma cadeia.
aula_06_img01.jpg
O açúcar possui cinco carbonos, sendo uma pentose, pode ser uma desoxirribose em DNA, ou ribose em RNA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...