Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem. A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo, por isso disponibilizamos abaixo uma ferramenta que calcula a média do Enem.
ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular
A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 400 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas.
Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.
Veja também
- Confira as notas de corte do SiSU 2013/1 em Medicina e outros cursos
- Divulgadas notas máximas e mínimas do Enem 2012
- Estão abertas as inscrições para o ProUni 2013/1
- Feevale abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2012
- Inep libera resultado do Enem 2012
- Inscrições para a edição 2013/1 do ProUni acabam nesta noite
- MEC aumenta pontuação necessária no Enem para se inscrever no ProUni
- MEC divulga guia para explicar cálculo da nota do Enem
Fonte: Brasil Escola Enem
Nenhum comentário:
Postar um comentário