TRADUTOR

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Respostas para perguntas mais freqüentes sobre Taxonomia, Sistemática, Classificação e Nomenclatura Zoológica, com exemplos em moluscos

Qual o significado de subespécie, forma e variedade?

Na literatura zoológica, se observa que as espécies costumam ser divididas em unidades subespecíficas: subespécie, forma e variedade. Dentre estas, o Código Internacional de Nomenclatura Zoológicasó reconhece e regulamenta a categoria subespécie. O nome da subespécie é um trinômio, sendo que o último termo corresponde ao nome subespecífico, por exemplo, Ranella australasia gemmifera (distribuição geográfica: África do Sul e Atlântico Oeste). Quando se reconhecem duas ou mais subespécies, automaticamente uma delas deve ter o mesmo nome do que a espécie - a espécie nominal, isto é a subespécie correspondente ao exemplar-tipo da espécie que foi subdividida, Ranella australasia australasia (distribuição geográfica: Pacífico Sudoeste). Ainda segundo o CINZ, a subespécie deve corresponder a uma raça geográfica. Portanto, subespécies distintas não podem ocorrer em simpatria, ou seja, em uma mesma localidade. Se ocorrerem, ou devem ser consideradas espécies distintas, ou variações morfológicas de uma mesma espécie. CINZ não reconhece formas ou variedades; portanto, nomes atribuídos a essas duas categorias não têm validade em nomenclatura científica. Infelizmente, muitas das formas e variedades citadas na literatura antiga foram interpretadas como sendo subespécies em trabalhos mais recentes, sem a devida análise crítica dos aspectos biológicos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Questões de Taxonomia Biológica do Enem

Exercício 1: (UFPB 2009)
Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Nome científicoNome popular ou equivalente
Callonychium brasilienseEspécie de abelha
Amazonetta brasiliensisEspécie de pato
Euphractus sexcinctusTatu-peba
Dasypus novemcinctusTatu verdadeiro
Schinopsis brasiliensisBaraúna, planta arbórea
Richardia brasiliensisPlanta herbácea
Opuntia inamoenaCacto
Opuntia palmadoraCacto
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas corretas:
 
 
 
 
 

Exercício 2: (UFPB 2008)
Um professor de Biologia orientou os estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as carac­terísticas que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:
Grupo IEsponjas e estrelas-do-mar.
Grupo IIMinhocas, piolhos de cobra e centopéias.
Grupo IIICarrapatos, aranhas e escorpiões.
Grupo IVCaranguejos, siris e camarões.
Grupo VMoscas, abelhas, besouros e borboletas.
Em seguida, o professor explicou e caracterizou os diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos, encontra-se na alternativa:
 
 
 
 
 

Exercício 3: (UFSC 2011)
As figuras abaixo mostram o verso das cédulas de real atualmente em circulação:
notas animais
Sobre a imagem de animais representados nas cédulas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
 
 
 
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Você já ouviu falar da Febre Chikungunya???

O que é Febre Chikungunya?

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O sábio e o passarinho

Muitas vezes, lemos textos por aí cuja autoria é desconhecida. Alguns são maravilhosos e é lamentável que não possamos conhecer seu autor. Ainda assim, vale a pena reproduzir os interessantes e passá-los adiante.
Por isso, dou de presente aos leitores o texto a seguir, que é uma daquelas estórias proverbiais que trazem uma moral e nos fazem pensar, o que é sempre muito bom.
“ Em uma vila da grécia, vivia um sábio famoso por saber sempre a resposta para todas as perguntas que fossem feitas.
Um dia, um jovem adolescente, conversando com um amigo, disse: “Eu acho que sei como enganar o sábio. Vou pegar um passarinho e o levarei, dentro da minha mão, até o sábio. Então, perguntarei a ele se o passarinho está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, espremo o passarinho, mato-o e deixo-o cair no chão; mas se ele disser que está morto, abro a mão e o deixo voar”.
Assim, o jovem chegou perto do sábio e fez a pergunta: “Sábio, o passarinho em minha mão está vivo ou morto?”
O sábio olhou para o rapaz e disse: “Meu jovem, a resposta está em suas mãos!”
É possível tirarmos diversas conclusões ou mensagens do texto acima, a depender de quem lê. Mas uma coisa é certa: muitas vezes a solução para nossos problemas está mesmo em nossas mãos…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...