Ponto de encontro para se discutir e aprender mais sobre esse belo mundo da biologia!!!
TRADUTOR
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
Questões de Taxonomia Biológica do Enem
Exercício 1: (UFPB 2009)
Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Nome científico
Nome popular ou equivalente
Callonychium brasiliense
Espécie de abelha
Amazonetta brasiliensis
Espécie de pato
Euphractus sexcinctus
Tatu-peba
Dasypus novemcinctus
Tatu verdadeiro
Schinopsis brasiliensis
Baraúna, planta arbórea
Richardia brasiliensis
Planta herbácea
Opuntia inamoena
Cacto
Opuntia palmadora
Cacto
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas corretas:
Exercício 2: (UFPB 2008)
Um professor de Biologia orientou os estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as características que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:
Grupo I
Esponjas e estrelas-do-mar.
Grupo II
Minhocas, piolhos de cobra e centopéias.
Grupo III
Carrapatos, aranhas e escorpiões.
Grupo IV
Caranguejos, siris e camarões.
Grupo V
Moscas, abelhas, besouros e borboletas.
Em seguida, o professor explicou e caracterizou os diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos, encontra-se na alternativa:
Exercício 3: (UFSC 2011)
As figuras abaixo mostram o verso das cédulas de real atualmente em circulação:
Sobre a imagem de animais representados nas cédulas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Nenhum comentário:
Postar um comentário