TRADUTOR

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Melancias quadradas existem mesmo?


um aluno no Encanto me fez essa pergunta e procurei por vário sites e achei a mesma dúvida sanada no site amigo Diário de Biologia ... segue ai 
“Vi umas fotos de melancias quadradas. É real?” Guilherme Fernandes
Melancias quadradas existem sim, Guilherme. Lógico que não possuem esse formato cúbico naturalmente. Essa é uma “invenção” dos japoneses que são povos preocupados com o pouco espaço disponível para tudo, inclusive para comida. Melancias em forma de cubo são mais fáceis para armazenar, pois podem ser empilhadas no transporte e serem facilmente guardadas nas pequenas geladeiras.
Como não poderia deixar de ser, essas melancias quadradas são mais caras e podem duplicar ou até triplicar o preço, já que apesar de não dependerem de um experimento científico, elas necessitam de um procedimento específico para crescerem desta forma. Os frutos ainda pequenos em fase de crescimento são colocados em fôrmas quadradas de vidro com o tamanho aproximado de uma melancia normal, como não há espaço livre para a fruta crescer, os moldes delimitam e adquirem tal formato.
Apesar de nunca serem vistas por aqui, o Brasil também resolveu investir na ideia de cultivar melancias com formato cúbico. Utilizando fôrmas importadas da Coréia do Sul feitas de alumínio e de plástico resistente, agricultores Icapuí, interior do Ceará investiram na novidade. As melancias quadradas precisam de maiores cuidados, para não crescerem exageradamente e racharem, é necessário controlar a quantidade de água e adubo para alcançar o resultado esperado. A melancia quadrada ainda não pode ser encontrada no comércio brasileiro, pois a produção é toda voltada para o mercado internacional.
 

Prof. Djalma Neto - Dúvida sanada!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário