TRADUTOR

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Questões sobre Sistema Nervoso - Neurônio


Sistema Nervoso - Neurônio

O tecido nervoso possui origem ectodérmica e tem a importante função de captar estímulos e desencadear respostas a eles.
A principal célula nervosa é o neurônio, que pode ser dividido em 3 partes principais: corpo celular (com núcleo e nucléolo bem desenvolvidos, além de abundante quantidade de mitocôndrias, retículo rugoso e complexo golgiense), os dendritos (ramificações relacionadas com a captação de estímulos) e o axônio (longo prolongamento, responsável pela condução de impulsos nervosos).
A condução depende de 2 íons, o sódio e o potássio. Quando o neurônio está em repouso, encontra-se polarizado (com maior concentração de sódio no meio extracelular; no meio intracelular há maior concentração de potássio). Durante a propagação do impulso nervoso há uma inversão de cargas na membrana do neurônio, em decorrência do fluxo desses íons. A passagem do impulso nervoso de um neurônio para outro é efetuado nas sinapses, que se caracterizam pela ausência de contato físico entre as células.
As fibras nervosas podem ser mielínicas (com bainha de mielina à conduzem o impulso nervoso com maior velocidade) ou amielínicas (conduzem o impulso nervoso mais lentamente).
Ao estudar o tema sistema nervoso, o vestibulando deve ter atenção às partes constituintes do neurônio, bem como suas funções e, ainda, deve compreender o mecanismo de transmissão do impulso nervoso e o funcionamento de uma sinapse.
Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!


01) (UFRR/2008)  “O  ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina-  que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.”
Adaptado: Superinteressante, set./2000.
Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo:
I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.
II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo nunca em sentido contrário.
III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.
Marque a opção que julgar verdadeira:
a) I está correta.
b) I e III estão corretas.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

02) (FATEC) O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado.
Sistema nervoso - neuronio
O potencial de ação para um determinado neurônio:
a) varia de acordo com a intensidade do estímulo, isto é, para intensidades pequenas temos potenciais pequenos e para maiores, potenciais maiores.
b) é sempre o mesmo, porém a intensidade do estímulo não pode ir além de determinado valor, pois o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'.
c) varia de acordo com a 'lei do tudo ou nada'.
d) aumenta ou diminui na razão inversa da intensidade do estímulo.
e) é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'.

03)  (UNIFAL-JULHO/2009) Em relação às características típicas de alguns tecidos animais, assinale a afirmativaINCORRETA:
a) Nos tecidos epiteliais, há pouco material intercelular, não há vasos sanguíneos e suas células recebem oxigênio e nutrientes por difusão, a partir de tecidos conjuntivos próximos.
b) Nos tecidos conjuntivos, que unem e sustentam outros tecidos, ocorrem tipos celulares diversos, sendo que alguns deles produzem e secretam material, formando uma matriz intercelular abundante.
c) As células do tecido muscular são alongadas e dotadas de filamentos citoplasmáticos, constituídos principalmente por actina e miosina, organizados de maneira a poder deslizar uns sobre os outros.
d) As células da glia do tecido nervoso são especializadas na transmissão de informações entre células distantes do corpo, contribuindo para o funcionamento harmônico do organismo.

04) (CESGRANRIO) Observando o esquema anterior, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições:
Sistema nervoso - neuronio
a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na+ e K+ dentro e fora da membrana se igualam.
b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado.
c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica.
d) a quantidade de íons K+ é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose.
e) as concentrações dos íons Na+ e K+ se fazem sem gasto de energia, sendo exemplo de transporte ativo.

05)  (UNIMONTES/2009) Os axônios são prolongamentos maiores cuja função é transmitir impulsos nervosos do corpo celular para outras células, permitindo, desse modo, a ligação entre células. Essa passagem da informação de um neurônio para outra célula é feita através das sinapses. A figura abaixo ilustra esse processo. Analise-a.
Sistema nervoso - neuronio

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
a) As sinapses químicas ocorrem apenas nas junções entre as terminações dos axônios e os músculos, sendo chamadas placas motoras.
b) As vesículas sinápticas liberam os neurotransmissores, através da membrana, pelo processo de difusão facilitada.
c) A maioria dos medicamentos antidepressivos age produzindo uma diminuição da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sináptica.
d) O citoplasma dos axônios não possui ribossomos, sendo as proteínas axonais sintetizadas no corpo celular.





06) (CEFET-SC/2007)   Considerando os processos fisiológicos humanos, assinale a única assertiva CORRETA:
a) No processo de circulação sangüínea, o sangue entra no coração através das artérias.
b) Uma das funções do fígado é armazenar açúcar na forma de amido.
c) Sinapse nervosa é a passagem do impulso nervoso de uma célula para a outra, através de mediadores químicos.
d) A traquéia é um tubo cartilaginoso que tem como única função permitir a passagem do ar até os brônquios.
e) Os excretas produzidos em nosso organismo são eliminados apenas pelos rins.

07) (CEFET-MG) O mecanismo de recepção e transmissão de estímulo nervoso se dá através de fibras nervosas mielínicas ou amielínicas, onde a rapidez de propagação difere entre elas. O fato de as fibras mielínicas propagarem o impulso nervoso mais rapidamente que as amielínicas, pode ser explicado pelas seguintes ocorrências:
I. despolarização da fibra nervosa no nódulo de Ranvier;
II. propagação saltatória dos impulsos na fibra nervosa;
III. propagação contínua dos impulsos ao longo da fibra nervosa;
IV . inversão de cargas iônicas na fibra nervosa, quando em repouso.
As afirmativas incorretas são apenas:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

08) (UFOP/2005) As várias atividades do organismo dependem do perfeito funcionamento do sistema nervoso: osneurônios levam informações da periferia para o SNC e vice-versa. Para exercerem essas atividades, os neurôniosapresentam certas características, que não estão bem definidas em:
a) As informações entre neurônios se dão por sinapses.
b) O impulso nervoso sempre é conduzido do corpo celular para o axônio, para passagem de informações entre neurônios.
c) Os mediadores químicos estão sempre armazenados no corpo celular dos neurônios.
d) A bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso mais rápida nos neurônios.

09) (UFJF/2004) Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dosneurônios. A sensação de dor é, então, eliminada em função da:
a) modificação da fenda sináptica.
b) ruptura da bainha de mielina dos neurônios.
c) diminuição do número de sinapses.
d) inibição da secreção do neurotransmissor.
e) inversão no sentido do impulso nervoso.

10)  (UFSM) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos....... Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ..... para os ........... quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:
a) dendritos — neurônios — axônios
b) axônios — dendritos — neurônios
c) neurônios — dendritos — axônios
d) axônios — neurônios — dendritos
e) neurônios — axônios — dendritos

11) (UECE/2007) Sabe-se que a deficiência na produção de serotonina pode ser uma das causas do estado depressivo dos adolescentes, conforme indicam pesquisas no campo da psiquiatria. Esta substância é um neurotransmissor, sendo liberada na seguinte região do neurônio, para que o impulso nervoso se propague:
a) corpo celular.
b) terminal sináptico do dendrito.
c) bainha de mielina do axônio.
d) terminal sináptico do axônio.

Sistema nervoso - neuronio12) (PUC-MG/2007)  Observe o esquema da célula nervosa representada.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Nas partes 1 e 4, podem ocorrer sinapses químicas, dependentes de moléculas neurotransmissoras como a acetilcolina.
b) Moléculas produzidas em 2 podem ser transportadas até 4 através do citoesqueleto.
c) Em 3, observa-se um envoltório membranoso chamado de bainha de mielina, presente apenas em axônios dos neurônios do sistema nervoso central.
d) A parte 5 é responsável pela condução do impulso nervoso, que é unidirecional e dependente dos íons sódio e potássio.

13) (UFJF/2008) Há diversas drogas e doenças que afetam o funcionamento dos neurônios. Considerando o funcionamento dessas células, responda as questões a seguir.
a) A maioria dos anestésicos locais age bloqueando os canais de sódio dos neurônios. Qual é a relação entre o bloqueio desses canais e o efeito anestésico?
b) O diabetes mellitus reduz a mielinização dos neurônios. Quais as conseqüências disso sobre o processo de transmissão do impulso nervoso?
c) Alguns tipos de inseticidas orgânicos, como os fosforados e os carbamatos, impedem a degradação da acetilcolina na sinapse neuromuscular, o que provoca a contração contínua dos músculos afetados. Explique por que ocorre essa contração muscular contínua.

14) (UNICAMP/2009) Com a manchete “O Vôo de Maurren”, O Estado de São Paulo noticiou, no dia 23 de agosto de 2008, que a saltadora Maurren Maggi ganhou a segunda medalha de ouro para o Brasil nos últimos Jogos Olímpicos. No salto de 7,04m de distância, Maurren utilizou a força originada da contração do tecido muscular estriado esquelético. Para que pudesse chegar a essa marca, foi preciso contração muscular e coordenação dos movimentos por meio de impulsos nervosos.
a) Explique como o neurônio transmite o impulso nervoso ao músculo.
b) Para saltar, é necessária a integração das estruturas ósseas (esqueleto) com os tendões e os músculos.
Explique como ocorre a integração dessas três estruturas para propiciar à atleta a execução do salto.

Sistema nervoso - neuronio15) (UERJ/2008)  Nas células nervosas, essa diferença é denominada potencial de repouso, pois um estímulo é capaz de desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização; após isso, a situação de repouso se restabelece. A alteração de polaridade na membrana dessas células é chamada de potencial de ação que, repetindo-se ao longo dos axônios, forma o mecanismo responsável pela propagação do impulso nervoso.
O gráfico a seguir mostra a formação do potencial de ação.

Descreva as alterações iônicas ocorridas no local do estímulo responsáveis pelos processos de despolarização e repolarização da membrana dos neurônios.


GABARITO
01 - A; 02 - E; 03 - D; 04 - B; 05 - D; 06 - C; 07 - E; 08 - C; 09 - D; 10 - C; 11 - D; 12 - C

QUESTÕES DISCURSIVAS
13)
a) Com o bloqueio dos canais de sódio não há despolarização da membrana do neurônio; logo, não há formação de um potencial de ação – não há condução de impulso nervoso.
b)  A velocidade de condução do impulso nervoso torna-se mais lenta, uma vez que o estrato mielínico atua como isolante elétrico, o que faz com que a velocidade de condução do impulso nervoso torne-se mais rápida.
c) Sem a degradação da acetilcolina, ela permanecerá por mais tempo na fenda sináptica se associando aos seus receptores. Em conseqüência disto, a membrana plasmática da célula muscular será despolarizada com maior freqüência, o que acarretará mais abertura de canais de cálcio do retículo sarcoplasmático, mantendo os níveis de cálcio citoplasmático altos e, conseqüentemente, o processo de contração.

14) 
a) O neurônio comunica-se com o músculo através de uma sinapse, denominada placa motora.  A chegada do impulso nervoso à placa motora, desencadeia a liberação do mediador químico acetilcolina na fenda sináptica. Esse mediador é que excitará a membrana muscular.
b) Os músculos estão unidos aos ossos pelos tendões. Para execução do salto, ocorre a contração do músculo, que promove, por meio dos tendões, a movimentação dos ossos.

15) Os canais de sódio abrem-se imediatamente após o estímulo, permitindo a entrada de cargas positivas (Na+) na célula e a despolarização da membrana, e fecham-se em seguida. Os canais de potássio abrem-se mais lentamente do que os canais de sódio, permitindo a saída de cargas positivas (K+) do citosol da célula e a repolarização da membrana, e fecham-se em seguida.


Exercícios sobre o sistema nervoso
Leia o artigo: Sistema Nervoso


Questões:

01. O fato de que os neurônios não se reproduzem pode ser generalizado para outras células, explicando-se corretamente, neste caso, porque:

a) as células eucarióticas não se reproduzem;
b) quanto mais diferenciada for uma célula, menor será sua capacidade reprodutiva;
c) somente as células gâmicas são capazes de reprodução;
d) as células lábeis são dotadas de alta capacidade de reprodução;
e) células alongadas nunca se reproduzem.


02.
 O que é cromatólise?


03.
 (UFF) A evolução das células nervosas, durante o desenvolvimento do feto de um mamífero e nos seus primeiros meses de vida pós-natal, está representada no gráfico abaixo:

 


Pode-se afirmar que os cuidados necessários ao perfeito desenvolvimento deste mamífero devem se dar, fundamentalmente:

a) no período pré-natal;
b) no período perinatal;
c) no período pós-natal;
d) entre o último mês de gestação e o 2º mês após o nascimento;
e) nos primeiros 2 meses após o nascimento.


04. A figura abaixo mostra dois neurônios:


Terminações axônicas estão representadas em:

a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) II e IV;
e) III e IV.


05.
 O que é substância tigróide do neurônio?


06. Quais são as cargas elétricas das faces interna e externa da plasmalema de um neurônio em repouso?


07. O que é potencial de repouso?


08. O que é potencial de ação?


09. Qual é o mecanismo que permite à plasmalema originar um potencial de ação?


10.
 O neurônio obedece ou não a “Lei do Tudo ou Nada”? Justifique.




Resolução:
01. B
02. É a degeneração do ergastoplasma do neurônio, como conseqüência de traumatismos, doenças ou do envelhecimento natural.
03. A 
04. D
05. É o ergastoplasma, retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático rugoso, substância de Nissl ou substância basófila do neurônio.
06. A interna é negativa, pois há muito fosfato (PO4---) no interior do neurônio.
A externa é positiva, porque o (Na+) é o íon mais abundante no meio intracelular.
07. É uma DDP (diferença de potencial) da ordem de –60 a –70mV (milivolts). Ocorre no neurônio que não está conduzindo impulsos. É uma conseqüência de permeabilidade seletiva da plasmalema.
08.  É uma DDP (diferença de potencial) da ordem de +50mV. Ocorre quando um neurônio recebe um estímulo limiar ou supralimiar, gerando um impulso nervoso.
09. É o transporte ativo, bomba de Na+ e K+, realizado pela membrana plasmática ou plasmalema.
10. Sim. Os estímulos limiar e supralimiar originam impulsos idênticos. O estímulo sublimiar  não origina impulsos nervosos.



Questões Curso de Anatomia

pergunta:Quais as características do tecido nervoso? Quais os tipos celulares que o compõem? Quais as funções de cada tipo celular desse tecido?


resposta:O tecido nervoso é altamente exigente quanto ao consumo de oxigênio, correspondendo a 20% do oxigênio consumido pelo metabolismo de todo o corpo. Este metabolismo altamente oxidativo produz grande quantidade de radicais livres. Este tecido é formado por dois tipos de células especializadas: neurônios e células da glia, numa proporção de 1 para 10 ou 50. 
As células da glia (neuróglia, responsável por até 98% da composição do tecido nervoso) são responsáveis pelas funções de suporte, nutrição, defesa, organização das sinapses e produção de mielina. 
Os neurônios correspondem a somente 2-10% da composição do tecido nervoso, sendo a unidade fundamental do sistema nervoso. Suas funções são receber, processar e enviar impulsos.

pergunta:Como é um neurônio? Quais as principais funções de suas partes? Quais os principais tipos (quanto à morfologia) de neurônios?


resposta:O neurônio é formado por um corpo celular (pericário), dendritos e um axônio. O corpo celular contém citoplasma e apresenta organelas e núcleo como outros tipos de células. Os dendritos, cujo número varia, são processos originados no corpo celular que recebem impulsos de outros neurônios. O axônio (apenas um) é um processo que pode ser muito longo, e transmite impulsos do neurônio para o próximo. Assim, temos sempre o seguinte caminho: axônio (neurônio1) ? dendrito (neurônio2) ? corpo celular (neurônio2) ? axônio (neurônio2) ? dendritos (neurônio3) e assim por diante... 
A classificação morfológica dos neurônios depende da posição e número de seus processos, levando a 3 tipos básicos: 
Neurônio unipolar: apresenta apenas um processo, longo (axônio). 
Neurônio bipolar: apresenta um axônio e um dendrito, em direções apostas. 
Neurônio multipolar: apresenta um axônio e vários dendritos dispostos em várias direções.pergunta:O que é fluxo axoplasmático? Descreva fluxo axoplasmático anterógrado e retrógrado.


resposta:Fluxo axoplasmático é o nome dado ao movimento de substâncias através do axoplasma (plasma presente no interior do axônio?). O movimento das proteínas é lento, enquanto o das organelas é rápido. Este fluxo pode ocorrer em dois sentidos: 
Anterógrafo: sentido pericário -> terminação nervosa 
Retrógrado: sentido inverso; terminação nervosa -> pericáriopergunta:Quantos são os nervos espinais e como eles se formam?



resposta:Existem 31 pares de nervos espinais, que se formam a partir da medula, e abandonam a coluna vertebral através de forames intervertebrais. Localização dos nervos espinais:

cervicais (8) 
torácicos (12) 
lombares (5) 
sacrais (5) 
coccígeo (1) 
Após a fusão das raízes ventral e dorsal, o nervo espinal se divide em dois ramos, um ventral (calibroso, inerva os membros e a porção antero-lateral do tronco) e um dorsal (delgado, inerva a pele e os músculos do dorso).pergunta:Funcionalmente, como podem ser classificados os neurônios? Descreva a função de cada tipo.




resposta:Existem 3 tipos de neurônios, de acordo com a função que exercem: 
- Neurônio aferente ou sensitivo: informa ao SN modificações nos meios interno e externo.
Ex.
: dor visceral, mudanças na temperatura. 
-Neurônio eferente ou motor: conduz o impulso, originado em um centro nervoso, ou órgão efetuador. Ex.: músculo ou glândula. 
-Neurônio de associação: conecta ou liga neurônios aferentes aos eferentes, transmitindo o impulso nervoso. Podem ter axônios curtos ou longos.pergunta:O que são sinapses? Quais os tipos de sinapses interneuronais? O que são neurotransmissores?



resposta:Sinapse é a comunicação entre dois neurônios adjacentes, ou seja, entre o axônio do neurônio pré-sinaptico e o dendrito do neurônio pós-sinaptico. Em uma sinapse, as membranas dos dois neurônios em contato estão muito próximas, com apenas um pequeno espaço entre elas (fenda sináptica). O impulso pode ser transmitido através de neurotransmissores (sinapse química) ou por impulso elétrico (sinapse elétrica, muito raras em vertebrados). Neurotransmissores são substâncias de baixo peso molecular, sintetizadas no neurônio pré-sinaptico e liberadas na fenda sináptica. Exemplos: acetilcolina, adrenalina, dopamina, serotonina. Sinapses químicas podem ser de 3 tipos:

Interneuronais: entre dois neurônios. Sinapses interneuronais podem acontecer entre: axônio-axônio, axônio-dendrito, axônio-pericário, dendrito-dendrito, dendrito-pericário, pericário-pericário, pericário-dendrito, pericário-axônio. 
Neuroefetuadoras somáticas: entre um neurônio em um músculo esquelético (através da Placa Motora). 
Neuroefetuadoras viscerais: entre um neurônio e um músculo liso ou cardíaco, ou glândulas.pergunta:Quais são as células da glia (neuroglia) do SNC e do SNP? Quais as suas funções?

resposta:O Sistema nervoso Central apresenta 4 tipos de células da glia: 
Astrócitos: sustentação e isolamento do neurônio, armazenamento de glicogênio e fagocitose (quando há lesões). 
Oligodendrócitos: formam a bainha de mielina. 
Microgliócitos: realizam fagocitose em inflamações. 
Células ependimárias: formam o epêndima que reveste os ventrículos, e nos plexos coróides são responsáveis pela formação do líquor. O Sistema Nervoso Periférico apresenta apenas 2 tipos de células da glia: 
Células de Schwann: circundam os axônios, formando a bainha de mielina e a neurilema (conjunto formado pelo citoplasma e o núcleo da célula de Schwann). 
Células satélites: envolvem os pericários dos neurônios.pergunta:O que é bainha de mielina e o que esta estrutura proporcionou ao sistema nervoso?

resposta:A bainha de mielina é uma camada lipoprotéica que envolve os axônios, isolando-os eletricamente. Esta camada é derivada das células de Schwann, e permite uma condução mais rápida dos impulsos nervosos.pergunta:Defina: substância branca, substância cinzenta, nervos, tractos (fascículos, lemniscos), gânglios e núcleos.

resposta:
Substância branca: é formada basicamente por fibras nervosas mielínicas e neuróglia. 
Substância cinzenta: é formada por corpos de neurônios, fibras amielínicas e neuróglia. 
Nervos: Condões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que têm como função levar (ou trazer) impulsos ao (ou do) SNC. Podem ser dos tipos cranianos e espinhais. 
Tractos e Fascículos: substância branca (fibras nervosas mielínicas) que se organizam em vias que permitem que os impulsos percorram diversas áreas do SNC. 
Gânglios:acúmulo de corpos celulares de neurônios (dilatação) fora do SNC. 
Núcleos: acúmulo de substância cinzenta (corpos neuronais) com, aproximadamente, a mesma estrutura e função. 
Observação: nervos e gânglios só ocorrem no SNP.pergunta:Como é a distribuição da substância branca e da substância cinzenta na medula espinal, no tronco encefálico, no cérebro e no cerebelo?

resposta:Medula espinhal: a substância cinzenta forma uma massa central em forma de H, circundada pela substância branca.
Tronco encefálico: .
Cerebelo: centro de substância branca, recoberto por fina camada de substância cinzenta. .
Cérebro: a substância cinzenta envolve a substância branca.pergunta:Como são formados os nervos ou tratos (fascículos ou lemniscos)?

resposta:Nervos são cordões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que têm como função levar ou trazer impulsos ao (ou do) SNC. Portanto, fazem parte do SNP. Podem ser de 2 tipos: cranianos e espinhais. .
Assim temos, em ordem crescente de complexidade: .
Fibra nervosa: axônio + bainha de mielina.
Feixe: conjunto de fibras nervosas + endoneuro.
Fascículo: conjunto de feixes + perineuro.
Nervo: conjunto de fascículos + epineuro (tec. Conjuntivo e vasos sanguíneos) .
No SNC, temos os tractos ou fascículos, que, assim como os nervos, são formados por substância branca (fibras nervosas mielínicas) que se organizam em vias pelas quais os impulsos percorrem as diversas áreas do SNC.pergunta:O que são terminações nervosas ou receptores?

resposta:Terminações nervosas ocorrem nas extremidades das fibras sensitivas (receptores) e motoras (placa motora). Receptores são estruturas especializadas em receber estímulos físicos ou químicos na superfície ou interior do corpo. Por exemplo, temos os cones e bastonetes da retina, os receptores do ouvido, receptores gustativos, receptores da pele e nas mucosas. .
A placa motora é uma estrutura especial que ocorre entre neurônios e músculos, interconectandos.

pergunta:Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o "Super-Homem". Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco.

Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir.

I - Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia.
II - A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central.
III - A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados.

Marque a alternativa correta.
a) I e II são corretas.
b) I e III são corretas.
c) II e III são corretas.
d) Apenas III é correta.

resposta:[C]

pergunta:"O sistema nervoso usa potenciais de ação (impulsos nervosos) para regular as atividades corporais; detecta as alterações nos ambientes externos e internos do corpo, interpreta essas alterações e responde a elas por causar contrações musculares ou secreções glandulares.
(TORTORA, G.J.; GRABOWSKI, S.R. "Princípios de anatomia e fisiologia". 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p.5.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema nervoso periférico autônomo tem por função controlar a atividade dos sistemas digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.
II. O cerebelo é o principal centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino, e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal.
III. Destacam-se como substâncias que atuam como neurotransmissoras: a acetilcolina, a adrenalina, a noradrenalina.
IV. A presença da bainha de mielina, que recobre a maioria dos axônios, além de proteger o axônio, facilita a propagação do impulso nervoso.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

resposta:[E]


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Pq a segunda afirmação da 1 está errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha, também tive dúvidas quanto a isso... por isso pesquisando, acabei por encontrar uma explicação plausível nesse fórum: https://pir2.forumeiros.com/t71751-impulso-nervoso. Após uma nova análise percebi que a questão foi mal formulada. Espero ter ajudado. Boa Sorte!

      Excluir