TRADUTOR

quinta-feira, 11 de abril de 2013

De onde se origina a uva sem sementes?


Dúvida do aluno Vítor Linhares do Colégio Encanto... 
“Como as uvas sem semente apareceram? Se elas não têm sementes como podem ter se reproduzido?” Adalto Júnior
 ”Olá, tenho 10 anos e adoro o Diário de Biologia! Eu gostaria de saber como é feita a reprodução das frutas que não tem sementes, como por exemplo aquela uva que não possui semente, parabéns pelo seu blog! Ana Beatriz Godoy
Adalto e Ana Beatriz, as uvas sem sementes foram “inventadas” através de mutação genética, ou seja, são geneticamente modificadas. Esse processo já existe há bastante tempo e hoje em dia, existe uma boa chance de que o único tipo de uva disponível no supermercado seja essa sem sementes, tecnicamente chamadas de “apirênicas”.
Uvas sem caroço podem ser obtidas de duas maneiras: por partenocarpia em que ocorre a produção natural ou induzida artificialmente de frutos que se formam sem fertilização, assim as sementes não irão se desenvolver, ou por estenoespermocarpia, em que ocorre a fecundação, mas os embriões são abortados. No último caso, há vestígios de sementes rudimentares, ou seja, sementes as sementes existem, mas um erro genético impossibilita a formação da camada exterior endurecida tal como existem nas sementes tradicionais.
Mas sem sementes como se dá origem a uma nova plantação? Bem, as novas videiras são obtidas através de mudas, originadas lá da primeira videira com mutação genética. Um pedaço ou um ramo de uma videira é cortado, imerso em hormônio de crescimento e em seguida posto em uma lama úmida. Assim, as raízes e folhas se formam. Pelo fato de que elas vêm de cortes, as novas videiras são basicamente clones da videira original.
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário