HOTMART

Lomadee

TRADUTOR

domingo, 3 de julho de 2016

Questão Sobre Teste de DNA e Herança Mitocondrial - Resolvida e Comentada

No mesmo ano, outra questão sobre identificação de pessoas através da Genética foi abordada na prova do Enem. Essa questão, diferentemente da anterior, deixou muitos alunos confusos em virtude do desconhecimento de uma simples informação que não deixaria dúvidas a respeito da resposta correta: a herança mitocondrial.Veja a questão:

Questão de Genética no Enem de 2013


Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.

Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
a) pai.

b) filho.
c) filha.
d) avó materna.
e) avô materno.

Antes de tentar responder a essa questão, é necessário relembrar alguns pontos básicos. Primeiramente devemos saber que só possuímos mitocôndrias maternas, pois as mitocôndrias paternas são degeneradas no interior do citoplasma ovular.  Como as mitocôndrias possuem um DNA próprio (Leia o texto sobre teoria endossimbiótica), esse DNA é exclusivamente fornecido pelas nossas mães. 
Podemos afirmar, portanto, que o DNA encontrado na mitocôndria não possui absolutamente nenhuma relação com o do pai, que, por sua vez, apresenta DNA mitocondrial igual ao da avó paterna. Essa herança é chamada de herança mitocondrial.
Sabendo disso, analisemos as alternativas:
a) O pai do rapaz que sofreu o acidente não transmitiu seu DNA mitocondrial ao filho, logo, não pode ser feita essa análise. 

b) e c) O filho e a filha do rapaz possuem o DNA mitocondrial da esposa do acidentado, por isso a análise é impossibilitada.
d) A avó materna transmitiu seu DNA mitocondrial à filha e esta o transferiu ao seu filho. Sendo assim, a avó materna é a única em que é possível realizar a análise do DNA mitocondrial.
e) O avô materno não transferiu seu DNA mitocondrial à mãe do rapaz, logo, também não pode ser feita a análise a partir desse familiar. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário