TRADUTOR

domingo, 3 de julho de 2016

Questão de Teste de DNA no Enem 2013 (Solução e comentários)

Você já deve ter lido em vários artigos na internet que os temas mais recorrentes no Enem são Ecologia e Genética, sendo apresentados sempre em questões interdisciplinares e com enfoque bastante atual. Hoje nossa dica diz respeito à Genética no Enem e a ênfase será dada aos testes de DNA.
Os testes de DNA foram, sem dúvida, uma grande evolução no que diz respeito à confirmação de paternidade e maternidade de uma criança. Nesses exames, são analisados trechos específicos de DNA, mais precisamente os nucleotídeos (relembre a estrutura do DNA). O procedimento consiste na comparação da sequência de nucleotídeos das pessoas interessadas para verificar se nesse local existe ou não similaridade entre o filho, o pai e a mãe. É importante analisar o DNA da mãe, do pai e do filho porque metade do material genético é de origem materna e a outra metade é de origem paterna.
Baseando-se na forma como é feito o exame de DNA, o Enem cobrou uma questão em que era necessário comparar o DNA do pai e da mãe com o do filho para saber quem era a família biológica da criança. Observe a questão:
Questão de Genética no Enem de 2013: 
Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para suposta mãe), comparadas à do bebê.

Observe os DNAs dos casais e compare-os com o do bebê
Observe os DNAs dos casais e compare-os com o do bebê

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Resolução

Para responder a essa questão, é necessário observar atentamente se o DNA do filho apresenta semelhanças com o do pai e o da mãe. Um padrão diferente do padrão do casal simboliza que o bebê em questão não é filho deles. Observando as bandas de DNA, percebe-se que o único casal que pode ser pai do bebê é o casal 3 em razão da similaridade entre elas. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário