TRADUTOR

domingo, 3 de julho de 2016

Questão de Teste de DNA no Enem 2013 (Solução e comentários)

Você já deve ter lido em vários artigos na internet que os temas mais recorrentes no Enem são Ecologia e Genética, sendo apresentados sempre em questões interdisciplinares e com enfoque bastante atual. Hoje nossa dica diz respeito à Genética no Enem e a ênfase será dada aos testes de DNA.
Os testes de DNA foram, sem dúvida, uma grande evolução no que diz respeito à confirmação de paternidade e maternidade de uma criança. Nesses exames, são analisados trechos específicos de DNA, mais precisamente os nucleotídeos (relembre a estrutura do DNA). O procedimento consiste na comparação da sequência de nucleotídeos das pessoas interessadas para verificar se nesse local existe ou não similaridade entre o filho, o pai e a mãe. É importante analisar o DNA da mãe, do pai e do filho porque metade do material genético é de origem materna e a outra metade é de origem paterna.
Baseando-se na forma como é feito o exame de DNA, o Enem cobrou uma questão em que era necessário comparar o DNA do pai e da mãe com o do filho para saber quem era a família biológica da criança. Observe a questão:
Questão de Genética no Enem de 2013: 
Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para suposta mãe), comparadas à do bebê.

Observe os DNAs dos casais e compare-os com o do bebê
Observe os DNAs dos casais e compare-os com o do bebê

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Resolução
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Questão Sobre Teste de DNA e Herança Mitocondrial - Resolvida e Comentada

No mesmo ano, outra questão sobre identificação de pessoas através da Genética foi abordada na prova do Enem. Essa questão, diferentemente da anterior, deixou muitos alunos confusos em virtude do desconhecimento de uma simples informação que não deixaria dúvidas a respeito da resposta correta: a herança mitocondrial.Veja a questão:

Questão de Genética no Enem de 2013


Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.

Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
a) pai.

b) filho.
c) filha.
d) avó materna.
e) avô materno.

Antes de tentar responder a essa questão, é necessário relembrar alguns pontos básicos. Primeiramente devemos saber que só possuímos mitocôndrias maternas, pois as mitocôndrias paternas são degeneradas no interior do citoplasma ovular.  Como as mitocôndrias possuem um DNA próprio (Leia o texto sobre teoria endossimbiótica), esse DNA é exclusivamente fornecido pelas nossas mães. 
Podemos afirmar, portanto, que o DNA encontrado na mitocôndria não possui absolutamente nenhuma relação com o do pai, que, por sua vez, apresenta DNA mitocondrial igual ao da avó paterna. Essa herança é chamada de herança mitocondrial.
Sabendo disso, analisemos as alternativas:
a) O pai do rapaz que sofreu o acidente não transmitiu seu DNA mitocondrial ao filho, logo, não pode ser feita essa análise. 

b) e c) O filho e a filha do rapaz possuem o DNA mitocondrial da esposa do acidentado, por isso a análise é impossibilitada.
d) A avó materna transmitiu seu DNA mitocondrial à filha e esta o transferiu ao seu filho. Sendo assim, a avó materna é a única em que é possível realizar a análise do DNA mitocondrial.
e) O avô materno não transferiu seu DNA mitocondrial à mãe do rapaz, logo, também não pode ser feita a análise a partir desse familiar. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de março de 2016

QUESTÃO DE DIGESTÃO

(PUCCAMP-SP) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.
Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio

Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio

Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:
a) amilase pancreática e intestino.
b) maltase e estômago.
c) tripsina e intestino.
d) ptialina e boca.
e) pepsina e estômago.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Análise de Hemograma para o Enem

Questão de fisiologia humana no Enem de 2011

Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:
Dados do hemograma do paciente

Dados do hemograma do paciente
Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que

a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
c) a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CICLO CIRCADIANO (DIA E NOITE) - QUESTÃO ENEM COMENTADA


Questão sobre fisiologia humana no Enem de 2010

Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.

BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa:
a) Apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.

b) Apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
c) Estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
d) Teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
e) Deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUESTÕES DE CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES



01. (UEPG) Nas pirâmides ecológicas pode-se representar níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – Na pirâmide de números, o comprimento do retângulo é proporcional ao número de indivíduos.
1  1 – Em uma pirâmide de número com laranjeiras, pulgões e protozoários tem-se sempre um maior número de laranjeiras em relação aos dois outros organismos.
2  2 – A biomassa é a quantidade de matéria inorgânica presente no corpo dos organismos de um determinado nível trófico.
3  3 – Em uma pirâmide de biomassa, pode-se estimar que uma tonelada de alfafa é capaz de sustentar, perfeitamente bem, oitenta toneladas de bezerros.
4  4 – As pirâmides de energia demonstram que a energia inicial perde-se gradativamente de um nível trófico para o outro, imediatamente superior.
02. (FATEC-SP) Sobre os componentes das cadeias alimentares de uma pequena lagoa de água doce, pode-se afirmar que:
a) Os seres autótrofos estão, obrigatoriamente, no início das cadeias alimentares.
b) Os consumidores são capazes de garantir seus meios de sobrevivência, sem depender dos outros componentes do sistema.
c) Os produtores devem estar situados nas regiões mais profundas e sombrias da lagoa, para se protegerem dos animais herbívoros.
d) Os decompositores transformam matéria inorgânica em matéria orgânica, reduzindo compostos simples em moléculas complexas.
e) Os consumidores são representados pelos seres autótrofos, que absorvem a energia luminosa e a utilizam na fabricação de matéria orgânica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...