TRADUTOR

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atividade 01 - Características dos Seres Vivos

Estudo Dirigido de Biologia

Assunto: Características dos Seres vivos.
Vale 2,0 pontos

I. Escrevam em ordem crescente os níveis de organização abaixo:

TECIDOS - MOLÉCULAS - ÓRGÃOS - ÁTOMOS - SISTEMAS - MOLÉCULAS - ORGANISMO - CÉLULAS

__________ - ____________ - ____________ - ____________ - ___________
__________ - ____________ - ____________.

II. Escreva o que se estuda as subdivisões da biologia abaixo:
A) Citologia: ______________________________________
B) Histologia: _____________________________________
C) Embriologia: ___________________________________
D) Genética: ______________________________________
E) Fisiologia: _____________________________________
F) Anatomia: _____________________________________
G) Ecologia: _______________________________________
H) Patologia: ______________________________________
I) Paleologia: _____________________________________
J) Microbiologia: __________________________________
K) Imunologia: ______________________________________
L) Parasitologia: _____________________________________


III. Complete as lacunas com as palavras estudadas corretamente:

Ciclo vital
1. Todo ser vivo realiza um ciclo vital que segue a seqüência: Nascimento, ___________, ______________, ____________, ______________ e morte. Sabemos que esta última é o fim do _________________.
2. O crescimento dos seres vivos ocorre de __________ para __________ por um processo chamado de ______________, ou seja, por multiplicação __________.
3. Os seres brutos, como exemplo um pedregulho, crescem por ______________, ou seja, de ________ para dentro. Por acúmulo de ______________.
4. Amadurecimento é o mesmo que ________________. Quando uma planta germina ela amadurece para poder realizar o processo de ______________ depois de crescer.
Organização celular dos Seres vivos
1. Todo ser vivo é formado por células, exceto os _____________ que são considerados _____________. Eles se comportam como seres ___________ no ambiente, pois estão na forma __________________ e só estão vivos quando __________________ uma célula ________________ fazendo-a trabalhar para que ele se _________________ e invada outras células por isso são considerados ___________ parasitas __________________ _____________________. Os vírus são formados na maioria por uma __________________ de proteínas também chamada de _____________. Ele também possui um ácido _______________ que pode ser o _______ ou o _______, nunca ______________ juntos.
2. Os seres __________________são formados por apenas _______ célula como os _______________, ____________________, alguns ____________.
3. Os seres ___________________ ou __________________ são formados por ______________________ de células como os _______________, _________________ e a maioria dos ______________.
Nutrição
1. Os seres vivos necessitam de obter os nutrientes necessários para realizar suas funções básicas de _______________ celular, ou seja, de repor as células velhas, de fornecer _________ para o trabalho diário de nossas células e de _____________ das atividades celulares.
2. A nutrição pode ser dos tipos: _______________________, ______________________ e ____________________________.
3. Na nutrição autotrófica os seres são capazes de ______________________________________________________________ através de um processo chamado __________________ que canaliza a _______ do sol através de um pigmento de cor _________ chamado ________________ usando reagentes como a ___________, os ___________, o gás ____________ eliminado durante nosso processo de _____________ e produzindo seu alimento na forma de _____________ além de mais ________ e liberando o gás ___________ importante para os seres vivos no processo de ____________________. Os seres que realizam este tipo de nutrição são chamados de __________________ e temos como exemplos os _____________ e as __________.
4. Na nutrição heterotrófica os seres _____________________________________ por isso necessitam de _____________ outros seres vivos para obter os ________________ necessários para sua sobrevivência. Dentre os mais famosos heterótrofos estão os carnívoros que comem __________ como exemplo temos ________________ quando come ___________. Já o tipo Fitófago ou __________________ se alimenta de ______________ como exemplo _________________. Já os onívoros se alimentam de _________, ou seja, come ________________ e __________________.
5. ________________________ comem frutos como exemplo _______________.
6. Ornitófagos se alimentam de _______________.
7. Piscívoros ou _______________ comem __________ como o caso dos leões marinhos.
8. Carcinófagos comem __________________ como as baleias azuis que comem Krill.
9. Entomófagos ou ________________ se alimentam de ________________ como o tamanduá.
10. Existem três espécies apenas de morcego vampiro no mundo. Eles se alimentam de _____________ e são chamados de ____________________. A maioria dos morcegos é __________________ ou ___________________.
11. Necrófagos, _________________ ou ________________ comem cadáveres, matéria orgânica morta (de animais e plantas). Como exemplos temos os __________ e as larvas de moscas chamados de ________________.
12. As tribos indígenas realizam em sua cultura rituais de ____________________ onde eles comem a carne de outros indígenas. Eles nesse caso são chamados de ___________________ por comerem carne humana.
13. Nectívoros se alimentam de __________ da flor e temos como exemplos o ____________ e a ____________.
Respiração
1. A diferença entre respiração celular e a fisiológica é que a celular é o fornecimento de ________________ da célula para todas as atividades importantes. Como uma usina de força. A respiração fisiológica é a obtenção do gás ______________ e liberação do gás tóxico para nós ___________.
2. Quanto à respiração os seres podem ser: ________________, ______________ ou ________________.
3. Os seres __________________ só sobrevivem na presença de _____________ como exemplo os ___________, ____________, ____________, ___________ e _____________.
4. Os seres _________________ só sobrevivem na ausência de ______________. Este gás para ele é um veneno. Temos como exemplo o famoso _____________.
5. No processo de assepsia de um corte por furada de prego usamos a __________________ ou peróxido de hidrogênio de fórmula _______ que ao entrar em contato com o ferimento provoca liberação de ___________ no meio e consequentemente mataria o bacilo do tétano que estiver no meio, pois esse é ________________. No fim forma-se apenas ______ comum.
6. Os seres ____________________ são aqueles que sobrevivem tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. Como exemplo temos algumas ____________.
Evolução
1. A capacidade que os seres vivos têm de sofrerem mudanças no decorrer dos milhões de anos é chamada _____________. As mudanças devem ocorrer no código genético do indivíduo para poder ser transmitidas para os seus descendentes através da reprodução e recebem o nome de ________________. Algumas são vantajosas e outras são _________________ como o câncer.
Reprodução e Hereditariedade
1. A capacidade que os seres vivos têm de gerar novos descendentes é chamada _____________________ e tem como papel principal manter a espécie existindo e evitando sua total ________________.
2. A reprodução pode ser ______________ ou _________________.
3. Na reprodução sexuada ocorre participação de ______ indivíduos, um _________ e uma __________, além da participação de gametas como os masculinos ____________ (animal) e _____________ (vegetal) e femininos ____________ (animal) e ______________ (vegetal). Neste tipo de reprodução ocorre gestação de __________ (poucos/muitos) descendentes e ______________ (ocorre/ não ocorre) variabilidade genética. Como exemplo deste tipo de reprodução usamos a maioria dos ____________ e ____________.
4. Na reprodução assexuada ocorre participação de ______ indivíduo apenas, ________ a participação de gametas. Neste tipo de reprodução ocorre gestação de __________ (poucos/muitos) descendentes e ______________ (ocorre/ não ocorre) variabilidade genética. Os indivíduos são ___________ do original. Como exemplo temos ____________ e ____________.
5. ________________________ é a capacidade que os seres vivos têm de transmitir seu código genético para seus descendentes.
Reação
1. __________ é a capacidade que os seres vivos têm de reagir a ___________ ou estímulos produzidos pelo meio ambiente ou por outros seres. A reação pode ser de dois tipos: __________________ e ___________________.
2. A _______________________ ocorre em seres com sistema nervoso como quando pisamos em um prego ou tocamos em uma panela quente.
3. A _______________________ ocorre em seres sem sistema nervoso como os ________________.
Homeostase
1. ______________ ou ______________ é a capacidade que os seres vivos têm de manter suas atividades internas (celulares e fisiológicas) em perfeito equilíbrio.
Metabolismo
1. Ao conjunto de reações que ocorrem no nosso corpo chamamos de _________________. As reações de síntese (produção) de novas moléculas são chamadas de ________________ enquanto as reações de quebra de moléculas em outras menores chamamos de _________________________.
Movimentação
1. A maioria dos seres vivos realiza _______________. Alguns por ______________________ como no caso da maioria dos animais que dominam os ambientes terrestres com quatro patas chamados de _______________, como _____________, por duas patas, os __________________, como _______________ e os sem patas chamados de ______________ como ____________.
2. Os vegetais não se locomovem, mas acompanham os movimentos do sol durante o dia ou acompanham seu crescimento por influência da gravidade como crescem as ______________ e o caule por __________.
3. Existem indivíduos fixos ou ____________ como é o caso dos ______________ e _________________.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

46 comentários:

  1. Gostaria que vc postasse o gabarito. grata!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. mande as respostas da III
    email : britokaka15@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele te encaminhou o e-mail? Por favor me passe também
      amanda28ces@gmail.com

      Excluir
    2. me manda o gabarito via e-MAIL
      JUDOCINHO2015@GMAIL.COM

      Excluir
    3. Me mande o gabarito via e-mail
      b8elicker@gmail.com

      Excluir
    4. Teria como me mandar o gabarito?
      franciscojmn@outlook.com

      Excluir
  3. Gostaria do gabarito, por favor
    Amanda28ces@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Me manda as respostas pfv !
    Nesse e mai: 11matheusmelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. me manda o gabarito por favor! giovannnah@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. alguém me manda a resposta.
    andreluiz.jpofi@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. me manda o gabarito via e-MAIL
    mateusaraujo2104@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. poderia me mandar o gabarito por email?
    mimi.florzinha.ribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. poderia me mandar o gabarito
    ludmillaev@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Me mandem a resposta PFV
    Gleude.higino@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Alguém poderia me enviar o gabarito por e-mail?
    Luana-thamiress@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Alguém poderia me enviar o gabarito por e-mail?
    maria.luiza.hw@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. mande o gabarito para o e-mail majorsantosneta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Poderia me mandar o gabarito
    Email:rebecasilva1256@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. mandem o gabarito aqui: samukalima2000@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. alguem tem o gabarito ??/
    envia : corrandinit@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria do gabarito. Podem enviar para: annacristinascs@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber o gabarito, por favor! Geovanna.Siqueiraprincesa@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Pode me envia também.
    Patrynelima29@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. ALGUEM ME PASSA O GABARITO POR FAVOR (gutog78@gmail.com), meio merda isso tem a atividade mas não tem o gabarito doq adianta ter a atividade fazer tudo errado e não ter como saber onde errou

    ResponderExcluir
  21. mande o gabarito athospolicarpo7@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. alguem pode manda o gabarito email:biel10_xz@outlook.com

    ResponderExcluir
  23. Alguém me passa o gabarito email:phgomesbsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Alguem me passa o gabarito
    swatloco2@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Alguem me passa o gabarito
    Camilinha8or@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Poderia me mandar o gabarito, para q eu possa corrigir... obr
    Email: vermelhojoao75@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Alguém tem o gabarito? URGENTE
    Se tiver manda no email:
    franciscojmn@outlook.com

    ResponderExcluir
  29. me mandem o gabarito por favor Sarelendesu@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Teria como mandar o gabarito para o meu Email:
    biofatima41@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Me manda o gabarito com as respostas.
    No g-mail @karollinyq@gmail

    ResponderExcluir
  33. Me ajude. Preciso responder isso tudo e entrega para minha professora biologia.

    ResponderExcluir
  34. O meu estrelabrinha@gmail.com. manda para lá o gabarito com tudo respondido.
    Valeu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Sou professora, gostaria de receber o gabarito,desta atividade

    ResponderExcluir