TRADUTOR

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dez respostas sobre menstruação Selecionamos dez dúvidas frequentes e tiramos a limpo essas questões

Ela marca a entrada na adolescência e sua ausência dá os primeiros sinais de que o corpo não é mais o mesmo.

Desde a primeira menstruação, a mulher passa boa parte da sua vida tendo que se acostumar com essa presença mensal.

Para que a relação com o próprio corpo seja mais tranquila, selecionamos 10 as perguntas mais frequentes sobre a menstruação.

Falta de menstruação é sinal de gravidez?
Nem sempre. A ausência de menstruação, conhecida como amenorreia, pode ser um sinal de que as coisas não estão bem no corpo. A situação pode aparecer em um período de estresse, por exemplo. Mesmo assim, a indicação dos médicos é de que o exame para confirmar ou não a gravidez seja realizado, caso a mulher tenha vida sexual ativa.

Posso fazer ginástica quando estiver menstruada?
Pode, não há nenhum impedimento para realizar atividades físicas nessa fase. No período do fluxo, a mulher se sente mais cansada, sem ânimo, e pode sofrer com cólicas. Os especialistas recomendam perseverança e indicam treinos mais leves como caminhada, aula de dança, alongamento ou ioga. Conheça a relação entre seu ciclo menstrual e o desempenho físico.

Posso engravidar nesse período?
“É muito difícil ocorrer gravidez nessa época, mas não é de todo impossível. Portanto, a menstruação por si só não oferece proteção contraceptiva absoluta”, afirma Coríntio Mariani Neto.

A menstruação pode atrasar?
O ciclo de cada mulher varia de 28 a 31 dias. Alterações dentro desse tempo podem ser perfeitamente normais. No entanto, é preciso ficar atenta para ver se esse atraso não vem acompanhado de outros sintomas como aparecimento de acne, obesidade e excesso de pelos no rosto, glúteos, costas e barriga, quadro que configuraria a síndrome do ovário policístico. Você sabia que o tratamento para esse problema passa pelo exercício físico?

“Entretanto, a causa mais frequente é a gravidez, que deve ser a primeira hipótese a ser investigada quando ocorre atraso menstrual em mulheres em idade fértil”, diz o ginecologista.

Perder sangue pode prejudicar a saúde?
Durante a menstruação, a mulher perde em torno de 150 ml de sangue por dia, mas esse volume não chega a prejudicar o organismo.

Existe idade certa para ficar menstruada? E para parar de menstruar?
Existe uma época mais comum para ocorrer a menarca (1ª menstruação), em torno dos 12 anos de idade, e também para ocorrer a menopausa (última menstruação), entre 50 e 55 anos de idade.

Suspender a menstruação pode causar infertilidade?
Não. Mariani Neto explica que a chamada "amenorreia induzida" não altera a fertilidade da mulher. "No momento em que o processo for interrompido e as menstruações voltarem, o organismo feminino também retorna ao estado anterior. Só ocorrerá infertilidade se ela já estava presente antes de suspender as menstruações", afirma.

É normal aparecer um corrimento semelhante a borra de café antes da menstruação?
Este corrimento é decorrente de pequena quantidade de sangue que se acumula no útero ou na vagina da mulher e sofre algumas alterações antes de ser eliminado – por isso sai escuro, como borra de café. Isto pode acontecer antes ou depois da menstruação e, em geral, decorre de alterações hormonais da mulher. Quando o volume eliminado for muito discreto, não deve preocupar. Quando a quantidade e/ou o tempo em que o fenômeno acontece forem maiores, é recomendável uma avaliação por um médico ginecologista.

Menstruação causa diarreia?
Em geral, não. “Entretanto, especialmente no período pré-menstrual, há aumento de produção de um hormônio chamado prostaglandina que pode provocar aumento do peristaltismo intestinal (trânsito mais rápido do conteúdo intestinal), chegando à diarreia em mulheres extremamente sensíveis. A prostaglandina também é responsável em grande parte pelas cólicas que as mulheres sentem em intensidade variável durante a menstruação”, explica o ginecologista.

O sangue não desce na água (na piscina, na cachoeira)?
A pressão da água evita que o fluxo vaze. No entanto, isso vale apenas para quando você estiver imersa. Portanto, para não ter nenhuma surpresa desagradável, o melhor é usar sempre absorvente interno.

Fonte: Blog delas.ig

+ Dez coisas que você não sabia sobre menstruação


Você acha que sabe tudo o que acontece no seu corpo "naqueles dias"? Veja as informações a seguir e descubra várias coisas que você não sabia.

1. o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes da menstruação seguinte. O ciclo normalmente leva entre 27 e 35 dias, mas em alguns casos pode ser mais curto ou mais longo.

2. Mais da metade das mulheres tem cólicas nos primeiros dias do período. A cólica acontece por causa da prostaglandina, uma substância química que faz os músculos do útero se contraírem. E é justamente essa contração dos músculos do útero que faz a gente morrer de dor!

3. Para aliviar as dores, durante a menstruação você pode tomar inuprofeno ou paracetamol. Outra coisa que você pode fazer é tomar um banho morno, usar uma bolsa de água quente na parte baixa do abdômen e também exercícios. E se nada disso funcionar, você deve consultar o seu médico.

4. É normal que uns dias antes, ou até durante a menstruação, a gente tenha mudanças de humor por causa dos hormônios, como necessidade de tranquilidade, carinho e segurança. A gente também pode se irritar com mais facilidade ou chorar mais do que o normal.

5. Em alguns casos a cólica menstrual é tão forte que dificulta as atividades do dia a dia. Essas dores podem ser normais e relacionadas à sua menstruação, ou podem ter várias outras causas. Na dúvida, consulte seu médico para que ele ajude a controlar a dor e descobrir se você tem alguma coisa mais grave.

6. Ciclos irregulares são supercomuns quando a menstruação vem pela primeira vez.

7. À medida que você amadurece e entra na puberdade, a glândula pituitária libera hormônios que estimulam os ovários a produzirem outros hormônios: estrogênio e progesterona. Esses hormônios afetam o seu corpo de várias maneiras, tanto no amadurecimento físico como no crescimento e nas emoções.

8. O estrogênio é o hormônio responsável pelas características sexuais femininas como desenvolvimento das mamas e o ciclo menstrual.

9. A progesterona é o hormônio que aumenta o tamanho dos seios nos dias anteriores à menstruação. Também é responsável pela nossa sensibilidade nesses dias.

10. O fim da menstruação é chamado de menopausa, que é a ausência de fluxo menstrual durante pelo menos 12 meses. Mas fique tranquila: a menopausa só chega entre os 45 e 55 anos.

Fonte: Só entre amigas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário