TRADUTOR

domingo, 5 de agosto de 2012

A Melancia: tudo sobre ela


melancia, natural da Índia, pertence à mesma família da abóbora e do melão. É uma planta rasteira, com folhas grandes e flores pequenas, de cor amarela. A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm.
Melancia
A casca é lisa, lustrosa, verde-clara, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. Sua polpa é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas.
Há uma variedade de melancia, conhecida como melancia-japonesa ou katama, que tem polpa amarela.
Em geral, a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. Sua polpa dá também um excelente suco e uma compota de sabor muito agradável.
Melancia
melancia é uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com o nó dos dedos na casca. Se o som for oco, a melancia está boa. Também é possível saber se ela está boa calando-a: corte um pedacinho e prove. Lembre-se que as melhores melancias são as que têm polpa vermelha e bastante suco
Fora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana, se guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel de alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos. Se quiser apressar o amadurecimento da fruta, basta embrulhá-la em uma folha de jornal por um ou dois dias.
Melancia

DICAS CULINÁRIAS

Polvilhada com açúcar, a melancia fica mais digestiva
Aproveite a parte branca da melancia para fazer doce, que se prepara da mesma forma que o doce de mamão verde
Quando for comprar melancia, escolha comparando duas frutas do mesmo tamanho: fique com a mais pesada

CURIOSIDADES

A maior melancia conhecida pesava mais de 90 kg.
Para curar erisipela, aplique uma pasta feita com polpa e casca de melancia trituradas
Para combater a febre, tome suco de melancia ou coloque fatias da fruta sobre a barriga
As sementes de melancia são boas para curar infecções das vias urinárias. Triture as sementes e prepare uma emulsão. Tome depois que esfriar
melancia é ótima também para eliminar o ácido úrico do organismo
Fonte: www.geocities.com
Melancia
Melancia
Planta originária da África e cultivada em vários Estados do Brasil. Existem muitas variedades , sendo a mais comum a de polpa vermelha. É uma planta de clima quente e em temperaturas baixas não se desenvolve bem. Por isso, a época de plantio varia de uma região para outra, conforme o clima. Suas sementes têm alto valor nutritivo, por isso ao fazer o suco bata junto com a polpa no liqüidificador, deixe que descansem no fundo e coe o líquido. Suco rico em zinco, vitaminas e óleos assenciais. Tome pela manhã em jejum
Melancia

Curiosidade

Devido ao seu alto teor de água, é uma fruta ideal para ser consumida nos dias quentes de verão, pois ajuda a hidratar o organismo.
melancia contém licopeno, um carotenóide que reduz o risco de câncer de próstata.
melancia encontra-se a venda durante todo o ano devido às safras regionais no Brasil.
Melancia é indicada nos regimes para perda de peso devido ao seu alto teor de água contendo poucas calorias. É laxante e diurética.
Melancia

Propriedades Nutricionais

Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), Beta-caroteno (provitamina A) e Vitaminas do Complexo B e C. Também apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro e muita água.

Propriedades Medicinais

É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas.
Melancia

Valor Calórico

100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Como Comprar

melancia está madura quando, batendo-se com os nódulos dos dedos, produz um som oco. É hábito dos vendedores fazer um corte na fruta para que o cliente possa experimentá-la, o que não deixa de ser o sistema mais seguro para ter certeza da qualidade da melancia.

Como Armazenar

Após cortada, a melancia deve ser conservada na geladeira envolvida em papel alumínio ou plástico sobre o corte para que não resseque. Use no prazo de 2 a 3 dias, ou congele para fazer suco.

Como Preparar

melancia geralmente é servida ao natural como sobremesa, refresco, como sorvete ou em salada de frutas, mas existem também receitas de geléias e picles feitos com sua casca.
Fonte: www.hortifruti.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário