TRADUTOR

domingo, 20 de março de 2016

CICLO CIRCADIANO (DIA E NOITE) - QUESTÃO ENEM COMENTADA


Questão sobre fisiologia humana no Enem de 2010

Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.

BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa:
a) Apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.

b) Apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
c) Estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
d) Teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
e) Deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.


Resolução: Essa questão trata de um tema bastante importante para nós, humanos, que é o ritmo biológico. Como dito no enunciado, várias de nossas funções, como o sono,  são influenciadas pelos dias e noites (claro-escuro). Ao manter uma pessoa em uma sala totalmente escura, o ritmo circadiano acaba sendo alterado, uma vez que não ocorre alternância entre o claro e o escuro. Sendo assim, podemos concluir que a resposta correta é a letra d.

Você deve ter percebido que a fisiologia é abordada das mais diversas maneiras. Conhecer como o corpo funciona é fundamental para garantir pontos em algumas questões de Biologia no Enem. Sendo assim, separamos duas seções de Biologia para que você possa aprofundar-se nesse assunto: Fisiologia e Anatomia Humana.

Bons estudos e boa prova!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário