TRADUTOR

sábado, 17 de agosto de 2013

Escorpião imperador, o vice do tamanho e o mais dócil entre os escorpiões

Escorpião-imperador  Pandinus imperator
Foto: Escorpião-imperador
Fotografia por Zanthia, CC BY-NC-SA

Espécie

Nome Comum
Escorpião-imperador
Nome em Inglês
Emperor Scorpion
Nome Científico
Pandinus imperator
O escorpião-imperador é uma das maiores espécies de escorpião do mundo, com adultos medindo cerca de 20 cm de comprimento. No entanto, algumas espécies de escorpiões-da-floresta são bastante semelhantes ao escorpião-imperador em tamanho, e um escorpião, Heterometrus swammerdami, detém o recorde de ser o maior escorpião do mundo com 23 cm de comprimento. O período de vida do escorpião-imperador normalmente varia de 5 a 8 anos quando mantidos em cativeiro.
O escorpião-imperador tem um corpo escuro que varia do verde-azul escuro ao marrom ou preto. As grandes pinças são vermelhas escuras e têm uma textura granular. A parte frontal do corpo, ou prossoma, é composta de quatro seções, cada uma com um par de pernas. Atrás do quarto par de pernas estão estruturas semelhantes a um pente conhecidas como pectinas - essas estruturas são maiores nos machos e podem ser utilizadas pelo homem para distinguir os sexos.
A cauda, conhecida como metassoma, é longa e curva para trás sobre o corpo. Ela termina no grande receptáculo contendo as glândulas de veneno e está inclinada com o ferrão curvo e afiado. Sua picada em seres humanos é classificada como leve (semelhante a uma picada de abelha) a grave, dependendo da espécie. Pelos sensoriais cobrem as pinças e cauda, permitindo que o escorpião-imperador detecte suas presas através de vibrações no ar e no solo.
Todos os escorpiões emitem fluorescência devido a uma substância que se encontra em uma camada fina de sua carapaça, conhecida como camada hialina. É um mistério o porquê escorpiões fluorescem, uma vez que a substância é desconhecida e não é encontrada em qualquer lugar na natureza. Ela nunca foi isolada, mesmo após tentativas de biólogos. Mas a substância se dissolve em álcool pela imersão de um escorpião em um frasco de álcool etílico por algumas semanas.
A fêmea dá à luz entre 9 e 32 filhotes após um período de gestação de 7-9 meses, que permanecem com ela por algum tempo. Os filhotes são brancos quando nascem, mas escurecem a cada muda, atingindo a maturidade sexual aos quatro meses. O escorpião-imperador apresenta um grau de comportamento social, com tocas frequentemente habitadas por 15 ou mais indivíduos.
O escorpião-imperador se alimenta de insetos, aracnídeos, ratos e pequenos lagartos que caça à noite com seus pelos sensoriais (tricobótrios). Ele tem uma visão fraca é predado por morcegos, aves, pequenos mamíferos, grandes aranhas, centopéias, grandes lagartos e outros escorpiões. Tal como acontece com outros escorpiões que possuem grandes e fortes pinças, o escorpião-imperador usa as pinças para matar e manipular a presa, reservando seu ferrão para presas maiores ou para auto-defesa.
O escorpião-imperador habita florestas tropicais e savanas abertas. Ele usa tocas sob o solo e se esconde sob pedras e detritos, e muitas vezes também usa buracos de cupinzeiros. É encontrado em vários países africanos, incluindo Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Togo, Libéria, Mali, Nigéria, Senegal e Serra Leoa.
Pandinus Imperator é derivado da palavra grega "Pan", que significa Terrível Deus da Floresta, e Imperator, maior Rei/Imperador. A tradução comum significa "Terrível Rei da Floresta", pois seus habitats nativos são florestas e planícies na região central da África Ocidental.
Fonte: Wikipedia / Arkive

Pandinus imperator
Emporer scorpion.jpg
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Scorpiones
Família:Scorpionidae
Género:Pandinus
Espécie:P. imperator
Nome binomial
Pandinus imperator
(Koch, 1841)
Pandinus imperator, mais conhecido pelo nome comum de escorpião imperador, é uma das maiores espécies de escorpiões no mundo, chegando a 20 centímetros, e perde em tamanho apenas para o Heterometrus swammerdami, que obtém o recorde mundial. Pode ser considerado um gigante gentil entre os escorpiões, devido a seu tamanho imponente, seu veneno pouco tóxico (perigoso apenas às pessoas alérgicas à picada da abelha) e um temperamento muito calmo, o mais dócil dos escorpiões. Por isso, muito recomendado como animal de estimação exótico. Sua cor é preta, com pinças grandes comparadas com o corpo, sendo quase cego, mas seus pelos sensoriais nas pernas suprem essa deficiência. Pode viver até 8 anos, longevidade alta para os artrópodes. Vive nas florestas úmidas da África, caçando grilos, baratas, e outras presas, como lagartos e ratos. O escorpião imperador é predado por répteismamíferos e anfíbios.



FONTE: WIKIPEDIA


ATUALIZAÇÃO




O escorpião imperador ou escorpião imperial (Pandinus imperator) é uma espécie nativa da África. O imperador é uma das maiores espécies de escorpião no mundo, com adultos tendo em média 20 cm de comprimento. No entanto, uma espécie de escorpiões chamada Heterometrus swammerdami, detém o recorde de ser o maior escorpião do mundo com 23 cm de comprimento.
O seu tempo de vida varia geralmente de 5-8 anos, quando mantidos em cativeiro, mas provavelmente tenha uma vida curta no seu estado selvagem. O seu tamanho, sua baixa toxicidade, e o seu tempo de vida tornam este escorpião o mais popular no comércio de animais, o que torna a espécie ameaçada de extinção. Na natureza, o escorpião imperador se alimenta principalmente de cupins. Em cativeiro, eles prontamente se alimentam de grilos, baratas e larvas. Eles são também conhecidos por comerem pequenos ratos e lagartos.


O escorpião imperador, como a maioria dos escorpiões, é tímido e recluso. Se lhe for dada uma escolha ele vai passar a maioria do seu tempo em seu esconderijo, só se aventurando para a caça. Quando ele se sente acuado, ele entrará em uma “postura de ameaça”. Ele inicia a sua postura de ameaça, se virando para o inimigo, mantendo as garras abertas, e arqueando a cauda e ferrão sobre suas costas. Se o assédio continuar provavelmente ele dará uma picada, mas também pode “beliscar” com suas garras. A pinça é surpreendentemente poderosa e a picada, apesar de baixa toxidade, tem vários efeitos sobre os seres humanos, alguns não relatam nenhum problema, enquanto outros sofrem dor severa. O veneno do escorpião contém uma toxina chamada imperatoxin .

Fonte: http://animal-world.com
- See more at: http://topassada.virgula.uol.com.br/tag/heterometrus-swammerdami/#sthash.s1RVDfiS.dpuf

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário