Cientistas descobriram uma estrela próxima ao Sistema Solar que possui seis planetas na sua órbita, incluindo três com distância ideal para que exista água, condição que acredita ser necessária para a vida.
A estrela, batizada de Gliese 667C, possui um planeta em particular localizado no que é chamado “zona habitável”, onde a temperatura suporta água no estado líquido em sua superfície. Esse planeta (e outros dois recentemente descobertos) são maiores que a Terra, mas menores que netuno.
Para especialistas, a descoberta de três planetas em uma zona habitável comparada com a estrela aumenta as chances de encontrarmos planetas semelhantes a Terra, onde as condições podem ter sido adequadas para evolução da vida.
A Gliese 667C está localizada relativamente perto da Terra, a apenas 22 anos-luz (207 trilhões de quilômetros de distância). Ela tem cerca de um terço do tamanho do nosso Sol. Além dos três planetas (que já são chamados de “super-Terra”), outros dois podem fazer parte da órbita de zona habitável e poderia suportar vida.
Será que já está na hora de começar a construção das naves espaciais?
Fonte: zunkabitz
Nenhum comentário:
Postar um comentário