TRADUTOR

terça-feira, 27 de setembro de 2011

“Eu não sabia que estava grávida”

“Eu não sabia que estava grávida”

Casos de mulheres que só descobrem a gestação na hora do parto são raros e, para especialistas, podem ter causas psicológicas

Renata Losso, especial para o iG São Paulo | 24/09/2011 08:20

Foto: Getty Images Ampliar

Alterações de peso e pouca atenção ao próprio corpo podem mascarar a gravidez

Pode parecer impossível, mas acontece: há mulheres que só descobrem a própria gravidez ao entrar em trabalho de parto. Os casos são tema do programa da televisão por assinatura “Não Sabia Que Estava Grávida”, pelo canal Home & Health. Mas não acontecem só nos Estados Unidos: em 2007, a jovem Giovanna Soares Pereira tomou um susto ao se tornar mãe durante um voo de avião. O ginecologista e obstetra Eduardo de Souza, do Hospital São Luiz, em São Paulo, conta que este tipo de acontecimento é muito raro. E as razões vão além do corpo: a grávida pode estar, inclusive, negando a própria gravidez.

Leia também
Gravidez semana a semana: as alterações no seu corpo e a evolução do seu bebê

No caso de Giovanna, a cirurgia para redução do estômago, feita cerca de sete meses antes, confundiu o decorrer da gestação. Ao longo do período, ela perdeu peso e, prestes a dar à luz, relacionou as dores à operação realizada anteriormente. Para o médico, mulheres passando por variações muito grandes de peso podem mesmo não perceber a gravidez. “Elas começam a emagrecer e não notam as mudanças corporais. Acham que tudo é por causa da cirurgia”, diz. Como nem todo mundo sente os sintomas clássicos da gestação, como as náuseas, fica mais difícil se dar conta.

Foi o que aconteceu com a britânica Claire Durick aproximadamente quatro anos atrás. Quando se sentiu mal no casamento do pai, ela imaginou ter sofrido uma intoxicação alimentar. Mas ao chegar ao hospital, deu à luz um menino batizado de Carter. De acordo com o site do jornal britânico “Daily Mail”, ela não tinha sentido sintoma algum da gestação. Nem enjôos, nem os movimentos do bebê. Nada. “Definitivamente, eu não parecia estar grávida”, disse ao jornal.

Sangramentos, obesidade e menopausa

Não é incomum passar por pequenos sangramentos durante a gestação e creditá-los ao ciclo menstrual normal. “Mas é raro isso confundir a tal ponto de não perceber a gestação”, diz Eduardo.

Estar acima do peso ideal também pode dificultar a percepção da gravidez. Foi o que aconteceu com a brasileira Cláudia Fernanda Maranhão Silva. Ela deu à luz uma menina no banheiro da casa onde morava em 2007, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Cláudia era obesa e, uma semana antes, tinha ido a um posto de saúde para fazer um teste de gravidez, mas deu negativo.

O diagnóstico foi equivocado, mas outros motivos podem confundir a mulher. Se ela for muito distraída, cheia de compromissos e pouco ligada ao próprio corpo, também corre riscos de não descobrir a gravidez em curso. “A mulher pode se atrapalhar com o ciclo menstrual, por exemplo, e não dar atenção a isso”, diz o médico Eduardo Souza. “Às vezes ela está com menstruação irregular e acha que é por causa da menopausa, e não irá mais engravidar”.

Psicologia da negação

Para Eduardo Souza, além dos aspectos físicos, há um componente psicológico. Quando a mulher descobre a gravidez em cima da hora, pode estar com dificuldades em aceitá-la. O ginecologista Eduardo Motta, especialista em reprodução humana da Unifesp, concorda: “É muito difícil uma mulher chegar aos nove meses sem perceber nada”.

De acordo com o ginecologista e obstetra Malcolm Montgomery, autor de “Mulher: um Projeto sem Data de Validade” (Integrare Editora) e outros livros relacionados ao tema, a gravidez pode estimular alguns mecanismos naturais de defesa do ego. “A gestante pode sofrer uma ambivalência de sentimentos e até mesmo uma crise de identidade”, diz ele. Em alguns casos há também a negação do próprio corpo. É o caso da mulher que, ao começar a sofrer os sintomas da menopausa, não aceita a chegada da fase e prefere acreditar estar grávida. “Mesmo sem ter tido relacionamento sexual recente, na cabeça dela a gravidez está acontecendo”, exemplifica Malcolm. O oposto também é verdadeiro. “Sempre há gestações que, no fundo, a mulher não queria”, conclui.

Fonte: delas.ig
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 comentários:

  1. Boa Tarde , Bom Eu e o Meu Namorado Praticamos Relaçao Sexual , E Sempre Quando Ele Vai Ejacular Ele Tira e Ejacula Na Minha Bunda Como A Maioria Das Vezes Noiz Faiz Tomando Banho ,Entao Eu Voo E Lavo , E Minha Mestruaçao Desde Do Ano Passado no Meio do Ano Ela Atrassou Porq eu Tomei a Pirula do Dia Seguinte Eai Ficou Descontrolada , Mas Ai Teve 3 Meses Que Descia Pra Mim Dia 10 , Mas No Mês Passado Desceu Pra Mim Dia 9 Eai , Como Eu e Meu Namorado Pratica , Esse Mês Nao Desceu Pra Mim Dia 9 , Entao Minha Mestruaçao Esta Atrassada
    Hoje Faiz 6 Dias Que Ta Atrassada ,E Nunca Atrassou Pra Mim Essa é a Primeira Vez, E Eu Ja Estou Começando a Sentir Enjoou , Ontem e Hoje Eu Acordei Com Ansia De Vômito , Será Que Estou Grávida ?
    Me Responde Pfv

    ResponderExcluir
  2. Gente tenho 13 anos tranzei cm o meu namorado ele gozo dentro da minha vagina mais sempre que ele faz isso o esperma escorre .Tenho possibilidades de engravidar?

    ResponderExcluir
  3. Tive minha prineira relação com meu namorado semana passada e em seguida fomos tomar banho e ele ejaculou na minha cintura quase debaixo da minha barriga e Esses dias tive uma gosminha marrom acompanhada com um pouco de sangue posso estar gravida? Pfv me responda o mais rápido possivel

    ResponderExcluir
  4. Tive minha prineira relação com meu namorado semana passada e em seguida fomos tomar banho e ele ejaculou na minha cintura quase debaixo da minha barriga e Esses dias tive uma gosminha marrom acompanhada com um pouco de sangue posso estar gravida? Pfv me responda o mais rápido possivel

    ResponderExcluir
  5. Oi fiz sexo anal com minha namorada na hora de goza eu tirei rapidamente e pegou na bunda dela sera que ela tem chances de engravida

    ResponderExcluir
  6. A alguns dias atrás fiz meu namorado provocar orgasmo mas sou virgem depois que o mesmo saiu ainda não tinha lavado a mão e fui no banheiro depois de lavar as mãos utilizei o papel higiênico. E agora não estou muito bem mas nada de vômitos e nem frequência de ir ao banheiro . isso pode ter me engravidado?

    ResponderExcluir
  7. Eu e meu namorado estavamos tentando ter relacoes sexual porem eu so virgeem e tipo na hora qe elle gozo ele passo um dedo do lado da minha pate intima mais limpei rapidamente corre o risco de eu engravidar ?

    ResponderExcluir
  8. Meu namorado gozou na minha boca, então eu fui pro banheiro e peguei o esperma dele que tava na minha boca é coloquei na minha vagina com o dedo, tem chances de eu está grávida?

    ResponderExcluir
  9. Meu namorado gozou na minha boca, então eu fui pro banheiro e peguei o esperma dele que tava na minha boca é coloquei na minha vagina com o dedo, tem chances de eu está grávida?

    ResponderExcluir
  10. Eu tive relações com o meu namorado e ele gozou na toalha perto de mim posso está gravida por favor me responda

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha uma pergunta meio cabulosa
    SE UM HOMEM TEM RELACAO sexual (anal) com a mulher e depois da ejaculação quando a esperta fou liberada
    Com um tempo quando ela sair e passa ou ter contato com a vacina
    A mulher pode engravidar???

    ResponderExcluir
  12. Eu queria sabeh se ar risco de gravidez guando para homem retira o pênis e goza fora da vaginà mas pegando na vaginà então ar risco de gravidez

    ResponderExcluir
  13. Eu queria sabeh se ar risco de gravidez guando o homem retira o pênis e goza fora da vaginà mas pegando na vaginà então ar risco de gravidez

    ResponderExcluir
  14. É POSSÍVEL ENGRAVIDAR COLOCANDO O PÊNIS NA VAGINA E LOGO DEPOIS CONTINUAR NO ANUS ATÉ GOZAR DENTRO DO ANUS SEM PRESEVATIVO E AINDA DENTRO D'AGUA???

    ResponderExcluir
  15. E POSSÍVEL ENGRAVIDAR COLOCANDO O PÊNIS NAVAGINA E DEPOIS CONTINUAR NO ANUS ATÉ GOZAR( NO ANUS) DENTRO D'AGUA?

    ResponderExcluir
  16. Oi eu masturbei um velho ai ele gozo e deu um tempinho ele coloco a mao na minha vagina nao dentro to preocupada

    ResponderExcluir
  17. Eu e meu namorando sempre que temos relaxoes ele gosa dentro da minha vagina mas sempre escore tem risco de engravidar msm assim

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Fiquei com um cara, esfreguei minha bunda no pênis dele só que eu estava de calcinha e ele de cueca, começou a ficar molhado, mas acho que era suor. Demorei pra tomar banho. À riscos de ficar grávida?

    ResponderExcluir
  19. Olá, boa noite, hoje meu namorado veio na minha casa ele estava vestido desde blusa a meia,com calça jeans e cueca, e eu de calcinha, absorvente porque estou menstruada no terceiro dia,e short de taquitel de malhar, eu "sentei" nele,fiquei por cima, e ele ficavai fazendo movimentos de como se estivessemos transando,só que estávamos vestidos e sem contato algum de pênis e vagina, por causa da menstruação, só que ele mesmo assim acabou ejaculando,quando eu já estava prestes a sair de cima dele, eu não encostei na ejaculação dele e muito menos ele penetrou em mim, ele ejaculou na cueca dele, e na calça jeans,e depois disso eu ainda tomei um banho. Estou com medo de engravidar, é possível?

    ResponderExcluir
  20. Eu e meu namorado estávamos nos amassos só que eu tava de short de tecido fino e ele tava sem cueca ..ele gozou no meu short tem chance de eu está grávida? ???????????

    ResponderExcluir
  21. Eu e o meu namorado estase esfregando e ele gozou e limpei com a toalha e na mão dele, ele esqueceu de lavar a mão e depois de 2 Ou 3 minutos ele colocou a mão em minha vagina eu corro risco de gravidez ?

    ResponderExcluir
  22. Meu namorado gozou fora da minha vagina e depois fiz oral nele logo após isso ele voltou a penetração, corro risco de engravidar?

    ResponderExcluir
  23. Olá,tive relação com meu namorado ele sempre tira para não gozar dentro e dessa vez ele tbm tirou mas acho que caiu na cama passei a mão e sem querer passei a mão na minha amiguinha tbm, mas tbm não enfiei o dedo la dentro não
    tenho o risco de engravidar ???
    Obs: Mas eu tomo anticoncepcional ...
    Me responda pfv😔😖😢

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir