TRADUTOR

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Por que os animais quando choram não tem lágrimas?

Essa é uma dúvida que os cientistas ainda não conseguiram tirar. De acordo com alguns etólogos (pessoas que estudam o comportamento animal),  não existe uma unanimidade entre os pesquisadores se o choro, enquanto manifestação de sentimentos, existe de verdade no mundo animal.
O que os zoólogos sabem é que, assim como nós humanos, a maioria dos vertebrados, como cães, gatos e macacos, contam com um sistema lacrimal bem desenvolvido, ou seja eles produzem lágrimas como os seres humanos. No caso dos animais, as lágrimas têm a função de lubrificar e limpar os olhos. Se elas podem ter alguma coisa a ver com as emoções, isso continua um mistério. É, de certa forma, impossível discernir se as lágrimas vertidas pelos animais têm fundo emocional (dor, tristeza, medo, saudade, alegria) ou são meramente resultado de um cisco que entrou no olho.
Em vez do nosso chororô habitual, os especialistas acreditam que um instrumento usado por outros vertebrados para expressar suas prováveis emoções é a emissão de sons específicos. De fato, os pungentes gemidos de filhotes separados da mãe ou os ganidos de cachorrinhos com saudade do dono já deixaram muita gente com lágrimas nos olhos, não é mesmo?
perro
Se você já viu seu cachorro “se debulhar em lágrimas”, deixe um comentário!
Fonte: Revista Mundo Estranho - Diário de Biologia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário