HOTMART

Lomadee

TRADUTOR

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PRÉ VEJA O ENEM: Camada de Ozônio [ECOLOGIA]

Agradeço o uso do material do Site Sou mais Enem ...
Vamos começar essa aula de hoje elucidando o que é a tal da Camada de Ozônio.
Essa camada é uma espécie de capa, formada por átomos de Ozônio (O3), presente numa camada da Atmosfera chamada Estratosfera, cuja função consiste na retenção da radiação ultravioleta do sol, retendo assim uma parte dos raios solares e do calor gerado pelos mesmos.
CAIU NO ENEM!!!!!!!
Questão relacionadas aos temas: Efeito estufa, Camada de Ozônio e Aquecimento Global:
1) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros.Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
A)  reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
B)  promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
C)  reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
D)  aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
E)  remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor. 
Vídeo:
Gabarito: Letra C
Figura Ilustrando as camadas da atmosfera.
a
Informação importante:
Como a Camada de Ozônio retém a radiação?
Na verdade existe um equilíbrio químico (Le Châtelier) entre o Ozônio (O3) e o oxigênio substância (O2) presente na estratosfera. Este equilíbrio é representado por essa equação:
O3 ⇌ O2 + [O]
Primeiro momento: Quando a radiação ultravioleta atinge o Ozônio (O3) ela retira um átomo de oxigênio do mesmo, formando assim O2 e O (átomo de oxigênio), processo que absorve a energia da radiação.
Segundo momento: O átomo de oxigênio formado, imediatamente se choca e reage com o oxigênio gasoso (O2), formando assim novamente o ozônio (O3). Esse processo desprende uma quantidade de energia térmica.
Terceiro momento: Agora que o ozônio foi reconstruído, o ciclo volta a acontecer, retendo novamente mais radiação ultravioleta.
Atenção: Como todo equilíbrio químico, a velocidade da reação nos dois sentidos é praticamente a mesma. Porém, existem fatores que podem deslocar a velocidade da reação no sentido de degradaçãodo ozônio, o que gera o chamado "buraco" na camada.
Figura ilustrando o ciclo do ozônio:
a

O que está acontecendo com a Camada de Ozônio?
Existem evidências que substâncias produzidas pelo homem estão destruindo a camada, esta está se tornando mais fina principalmente em regiões próximas ao polo sul e recentemente polo norte. 
               Mas como a ação humana influencia na destruição da camada?
A produção de gases chamados clorofluorcarbonos (CFCs) exerce um grande efeito destrutivo da camada, eles são usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos. Esses gases são muito estáveis, e quando atingem a estratosfera a radiação ultravioleta os desintegra produzindo Cloro que é um catalizador da desintegração do Ozônio (O3) em oxigênio (O2). 
Figura mostrando a molécula de um CFC:
a
Veja a reação esquematizada:
O2 + Energia UV → 2 O
2 Cl (do CFC) + 2O3 → 2 ClO + 2 O2
2 Cl + 2 O (regenerando o Cl) + 2 O2
Logo, a resultante da reação é:
2 O3 → 3 O2
Figura mostrando o esquema da reação:
a
     
Ta beleza, mas e daí?????
Daí que o O2 não consegue reter a radiação ultravioleta e entrada dessa radiação na Terra gera vários impactos tais como:
* Maior taxa de câncer e queimaduras da pele.
* O aumento de exposição da superfície terrestre a raios ultravioleta pode alterar a circulação dos gases com efeito de estufa, aumentando o aquecimento global.
* Aumento gradativo da temperatura global, gerando diversos impactos citados na aula de efeito estufa.
* Níveis mais altos da radiação ultravioleta pode gerar a morte de plantas e algas do fitoplâncton, o que desiquilibraria as cadeias alimentares e prejudicaria o sequestro de CO2 atmosférico, potencializando mais ainda o aquecimento global.
Esquema que mostra a evolução do buraco no polo Sul:
a

            Chega de falar dos desastres né monstrinhos? Qual é a solução para esse evento?
Notícia BOA!!!!!
           De acordo com nossa amada química S2, como todo equilíbrio químico, a reação de recostituição do ozônio não para de ocorrer. Logo, evitando a liberação dos CFCs a camada irá se reconstituindo aos poucos, evitando assim a maior taxa de radiação ultravioleta que penetra na Terra. =D
Consideração importante:
Protocolo de Montreal: A maioria dos países da União Europeia, assinaram em 1987 um acordo com o objetivo de reduzir a emissão de CFCs na atmosfera.  Este acordo entrou em vigor em 1989 e visa reduzir, progressivamente, as emissões dos gases que provocam a degradação do ozônio.
 Vídeo comentando sobre todo o processo:
         
TESTE SEUS CONHECIMENTOS:
           Amigos, atendendo aos pedidos do meu aluno querido Rodrigo "Mosca", coloquei os gabaritos no final dos exercícios para não induzir suas respostas. =)
____________________________________________
1) :"Brasil é rota da sucata de chumbo." (Jornal do Brasil - 28/03/94) 
"Poluição põe Cubatão em emergência." (Folha de São Paulo - 02/09/94) 
"Redução de ozônio aumenta casos de câncer de pele." (Jornal do Brasil - 02/09/94) 
Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades do próprio homem. A seguir são feitas (4) afirmativas relacionadas a essa problemática atual. Analise-as: 
I - O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificação trófica.
II - Principalmente no inverno ocorre o fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes.
III - O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, é fruto da intensa atividade industrial e da contínua queima de combustíveis.
IV - O lançamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destroem de forma irreversível a camada de ozônio. 
São corretas as afirmativas:
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

2) Poluição é a presença, no ambiente, de determinadas substâncias químicas em doses prejudiciais aos seres vivos. Baseando-se nesse conceito, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
( ) O dióxido de enxofre (SO2) é um gás venenoso, proveniente da queima industrial de combustíveis, que pode reagir com o vapor d'água na atmosfera, causando o efeito estufa.
( ) Fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, usados nas lavouras, podem poluir o solo e ás águas dos rios, podendo alguns inseticidas acumular-se na cadeia alimentar e concentrar-se nos níveis tróficos superiores.
( ) Não se pode abandonar o lixo urbano, a céu aberto, em áreas desabitadas, devendo ser enterrado ou queimado para não constituir mais uma fonte de poluição. 
A seqüência correta é
a) F - F - V.
b) V - V - V.
c) V - V - F.
d) V - F - V.
e) F - V - F.

3) Qual dos seguintes fenômenos é um resultado do efeito estufa?
a) Aumento das concentrações de ozônio a nível de rua
b) Diminuição da camada de ozônio na estratosfera superior
c) Mudança nas condições meteorológicas globais
d) Aumento da poluição oceânica
e) Desmatamento
Gabarito: 
1 - A
2 - E
3 - C
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário