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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Genética - Resumo em questões

Mendelismo

01. O que são genes?


02. Explique a relação existente entre genótipo e fenótipo.


03. O termo genótipo refere-se ao:

a) conjunto de todos os caracteres de um organismo;
b) conjunto de caracteres externos de um organismo;
c) conjunto de caracteres internos de um organismo;
d) conjunto de cromossomos de um organismo;
e) conjunto de genes de um organismo.


04. O fenótipo de um indivíduo é:

a) herdado dos pais;
b) independente do genótipo;
c) independente do ambiente;
d) o resultado da interação do genótipo com o ambiente;
e) o conjunto de cromossomos.


05. No milho, um gene produz grãos vermelhos se a espiga for exposta à luz, mas, se as espigas ficarem cobertas, os grãos permanecem brancos. O fenômeno descrito ilustra:

a) a atuação do meio das mutações;
b) o processo da seleção natural;
c) a influência do ambiente na alteração do genótipo;
d) a interação do genótipo com o meio ambiente;
e) a transmissão dos caracteres adquiridos.


06. Nas ervilhas, a cor vermelha da flor é condicionada por um gene dominante B e a cor branca, pelo seu alelo recessivo b. Que tipos de gametas produzem as plantas BB, bb e Bb?


07. Nas cobaias, o gene B para pelagem preta é dominante sobre b, que condiciona pelagem branca. Duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas. Calcule:

a) a proporção genotípica;
b) a proporção fenotípica.


08. Que porcentagem dos espermatozóides de um macho Aa conterá o gene recessivo?

a) 25%
b) 30%
c) 50%
d) 75%
e) 100%


09. A pelagem das cobaias pode ser arrepiada ou lisa, dependendo da presença do gene dominante L e do gene recessivo l. O resultado do cruzamento entre um macho liso com uma fêmea arrepiada heterozigota é:

a) 50% lisos e 50% arrepiados heterozigotos;
b) 50% arrepiados e 50% lisos heterozigotos;
c) 100% arrepiados;
d) 100% lisos;
e) 25% arrepiados, 25% lisos e 50% arrepiados heterozigotos.


10. Em uma raça bovina, animais mochos (M) são dominantes a animais com cornos (m). Um touro mocho foi cruzado com duas vacas. Com a vaca I, que tem cornos, produziu um bezerro mocho. Com a vaca II, que é mocha, produziu um bezerro com cornos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os genótipos dos animais citados:

TOURO VACA I VACA II
a) Mm mm Mm
b) Mm Mm Mm
c) MM mm Mm
d) MM Mm MM
e) Mm mm MM



Resolução:

01. Genes são segmentos da molécula de DNA, localizados nos cromossomos, estruturas intranucleares.

02. Genótipo é a constituição genética do indivíduo.
Fenótipo é qualquer aspecto de um organismo resultante da interação do genótipo com o meio ambiente.

03. E

04. D

05. D

06. Genótipos - Gametas
BB ; B
bb ; b
Bb ; B eb

07. a) 1/4 BB; 1/2 Bb; 1/4 bb
b) 3/4 pretas; 1/4 brancas

08. C 09. A 10. A

Polialelia

Considere os dados abaixo para responder as questões 1 e 2

No coelho doméstico, os genes para a cor da pelagem evidenciam a relação de dominância C>cch>ch>ca, bem como as seguintes relações genótipo/fenótipo:

C ® pelagem normal (aguti)
cch ® pelagem toda cinza-claro (chinchila)
ch ® pelagem branca e coloração nas pontas das orelhas, focinho, patas e cauda (himalaia)
ca ® pelagem Albina (sem pigmentação)


01.
Uma caixa de coelhos continha uma fêmea himalaia , um macho albino e um macho chinchila. A fêmea teve oito descendentes: dois himalaias, quatro chinchilas e dois albinos. Qual o coelho foi o pai e quais eram os genótipos da fêmea, do macho e de seus descendentes?


02. O cruzamento de um coelho chinchila com um outro himalaia produziu descendentes da seguinte proporção: ¼ chinchila, ½ himalaia e ¼ albino. Quais são os genótipos parentais?


03. Uma planta apresenta três fenótipos diferentes quanto à cor de suas flores: brancas, azuis e amarelas. Realizando-se cruzamentos dirigidos, a partir de plantas puras, os resultados na F1 e na F2 foram:


brancas X amarelas

brancas X azuis

amarelas X azuis

F1

100% amarelas

100% azuis

100% azuis

F2

25% brancas e 75% amarelas

25% brancas e 75% azuis

25% amarelas e 75% azuis

Qual deve ser a relação de dominância?

a) amarelas > azuis > brancas
b) amarelas > brancas > azuis
c) azuis > brancas > amarelas
d) azuis > amarelas > brancas
e) brancas > amarelas > azuis


04. (FUVEST) Suponha que numa certa população exista um caráter relacionado com uma série de cinco alelos (alelos múltiplos). Nessa população, o número de genótipos possíveis, relacionados ao caráter em questão, será igual a:

a) 5
b) 10
c) 12
d) 14
e) 15


05. Numa série de alelos múltiplos, onde existem quatro alelos:

a) os quatro alelos podem estar presentes num gameta;
b) os quatro alelos podem estar presentes num indivíduo normal;
c) apenas dois alelos podem estar presentes num gameta;
d) apenas dois alelos podem estar presentes num indivíduo normal;
e) o número de alelos presentes num indivíduo normal pode variar de um a quatro.


06. (FUVEST) Uma criança sofreu um ferimento profundo e tomou soro antitetânico. Por que recebeu soro e não vacina? Qual a diferença entre soro e vacina?


07.
(FUVEST) Se quisermos provocar uma imunização específica e duradoura em uma pessoa, em relação a um determinado antígeno, qual dos dois procedimentos abaixo é o mais adequado?

a) Injeção do próprio antígeno do indivíduo a ser imunizado.
b) Injeção de soro sangüíneo de um animal previamente inoculado com o antígeno. Justifique sua RESOLUÇÃO.


08.
Nos acidentes com picadas de cobra, o ideal é ver ou matar a cobra, para poder identificá-la. Este procedimento é importante, porque, se a cobra em questão for a cascavel, deve-se administrar à vítima o soro:

a) polivalente
b) anticrotálico
c) antibotrópico
d) antielapídico
e) misto


09. Extraiu-se sangue de uma criança que havia sofrido caxumba, mas que já se encontrava restabelecida. Observou-se que em seu sangue havia certas proteínas capazes de inativar os vírus causadores dessa doença. Estas proteínas foram então adicionadas a um extrato de vírus da gripe, mas este não foram inativados.

Pergunta 1: No texto, o que você identificaria como anticorpo?
Resposta 1: Certas proteínas capazes de inativar os vírus causadores da caxumba.
Pergunta 2: No texto, o que você identificaria como antígeno?
Resposta 2: Vírus da caxumba.
Pergunta 3: Por que os vírus da gripe não foram inativados pelas proteínas da criança?
Resposta 3: Porque são específicos para caxumba.

Que perguntas, das numeradas de 1 a 3, estão respondidas corretamente?

a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e II
e) todas


10.
Um paciente, quando picado por uma cobra venenosa, cuja espécie seja corretamente identificada, deve receber:

a) antibiótico de amplo espectro, que elimina qualquer tipo de bactéria;
b) soro bacteriolítico, que produz a degradação do antígeno com que foi preparado;
c) vacina específica que neutralize os vírus inoculados;
d) soro específico, que age eficazmente sobre o antígeno conhecido;
e) soro polivalente, que elimina ampla gama de antígenos.



Resolução:

01. Pai chinchila de genótipo cch ca
Fêmea ch ca e descendentes: cch ch, cch ca, ch ca e ca ca.

02. Cch ca e ch ca

03. D

04. E

05. D

06. Porque a vacina é uma medida profilática, enquanto que o soro é uma medida curativa.
Soro contém anticorpos; vacina apresenta antígenos.

07. Injeção do antígeno que constitui vacinação, processo específico e duradouro.

08. B 09. D 10. D
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