TRADUTOR

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tratamento para Hérnia de Disco sem cirurgia. Fisioterapia para coluna vertebral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Band-aids gigantes são espalhados pelas ruas para evidenciar buracos nas calçadas



Débora Spitzcovsky 10 de setembro de 2012
Já viu um desses por aí nas calçadas que você costuma frequentar? Os band-aids gigantes do projeto Curativos Urbanos andam roubando a cena nas principais ruas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Quem os colocou ali? Um grupo de jovens indignado com os buracos cada vez mais frequentes nas ruas dos municípios brasileiros.
Para chamar a atenção para os “machucados” das nossas calçadas – que podem acabar machucando, de verdade, muita gente por aí –, os publicitários e designers do Curativos Urbanos decidiram abusar das cores, da criatividade e do bom humor e sair pelas ruas “tratando” os buracos do asfalto com band-aids gigantes e chamativos.
A intervenção já aconteceu em vários locais movimentados das duas capitais – como a Avenida Paulista e a São João, no centro de São Paulo, e o calçadão da Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro – e parece estar cumprindo seu objetivo: chamar a atenção dos cidadãos para a situação das calçadas.
O sucesso da iniciativa deu gás à equipe do Curativos Urbanos. Agora, além de expandir a ação para outros bairros e cidades, como Porto Alegre, eles querem criar um aplicativo que aumente a participação dos cidadãos no projeto, permitindo que qualquer um ajude a mapear os buracos das ruas do Brasil.
Confira no vídeo abaixo uma parte da ação dos Curativos Urbanos nas ruas de São Paulo e aproveite para acompanhar o projeto no Facebook.
Foto: Divulgação/Curativos Urbanos
Leia também:

Fonte: Super-abril
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeo da Nasa mostra mais de 130 anos de aquecimento global em 26 segundos



Débora Spitzcovsky 13 de setembro de 2012

Esta é para aqueles que duvidam do aquecimento global: a Agência Espacial Americana (Nasa)postou na rede um vídeo que resume em, apenas, 26 segundos o que aconteceu com atemperatura do planeta entre 1880 e 2011. Assista abaixo!
Não, você não entendeu errado. As manchas azuis correspondem às regiões do planeta que apresentaram temperaturas abaixo da média global durante os 131 anos analisados pela Agência, enquanto as manchas vermelhas representam as regiões com temperaturas acima da média. Sentiu o drama?
Não precisa ser nenhum grande entendedor do assunto para perceber que as manchas vermelhas – ou seja, o aquecimento global – vão ficando cada vez mais frequentes após a década de 70, quando teve início no mundo a terceira Revolução Industrial, e chegam a um nível – por que não dizer? – assustador a partir de 2000. De acordo com a Nasa, nove dos dez anos mais quentes da história do planeta, desde 1880, foram registrados após o início do século XXI.
Não por acaso, os níveis de dióxido de carbono (CO2) também cresceram muito desde 1880 –quando medições mais modernas começaram a ser feitas –, juntamente com o aumento da temperatura. Há 130 anos, a concentração de CO2 na atmosfera era de 285 partes por milhão (pmm), enquanto em 2011 o índice subiu para mais de 390 ppm. Já passou da hora de reduzirmos esse número, não?
Imagem: Nasa
Leia também:

Siga o Planeta Sustentável:

Fonte: Super.abril
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Qual a diferença entre Aspirina, Novalgina e Tylenol?


Apesar de eles serem os campeões de vendas (3 em cada 10 itens comprados nas farmácias) e furtos (9 entre os 20 remédios mais roubados), pouca gente sabe diferenciar os efeitos dos principais analgésicos.

Não, não é tudo a mesma coisa. Apesar de servirem ao propósito geral de diminuir dores, eles podem ter efeitos colaterais perigosos dependendo do paciente, como você vê nas fichas abaixo.

É importante aprender essas diferenças agora que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou-os para trás do balcão da farmácia. A ideia é fazer com que os clientes sejam orientados pelo farmacêutico, evitando a automedicação.

Conhecendo-os ou não, o negócio é usá-los só quando necessário, para que a medicação não se transforme em uma dor de cabeça.


O melhor remédio
Conheça as características e riscos dos principais tipos de analgésico

ÁCIDO ACETIL-SALICÍLICO

Marcas conhecidas: Aspirina, AAS.
Indicação: Eficiente contra febre e dores da cabeça ao dedão do pé, também previne problemas cardiovasculares.
Contraindicação: Por inibir a formação de coágulos, piora dengues. Também é contraindicado para quem tem gastrites ou sofre de asma e rinite (ele favorece reações alérgicas).


DIPIRONA SÓDICA

Marcas conhecidas: Anador, Dorflex, Lisador, Neosaldina e Novalgina.
Indicação: Em gotas ou comprimido, é ideal para febres, médio para dores e fraco para inflamações.
Contraindicação: Muitas pessoas são alérgicas, e a sensação de fraqueza é comum. Em excesso, prejudica o poder de cicatrização do organismo. A substância deve ser evitada pelos diabéticos, pois contém açúcar.


PARACETAMOL

Marcas conhecidas: Sonridor, Tylenol.
Indicação: Efeito analgésico semelhante ao da aspirina. Mas é o único que não tem ação anti-inflamatória.
Contraindicação: Não pode ser usado em caso de dengue, pois a doença faz com que o fígado pare de fabricar uma enzima que metaboliza o paracetamol e a substância fica acumulada no organismo, o que pode levar o paciente à morte. Em excesso, ele pode causar danos no fígado, então deve ser evitado por quem já agride o órgão regularmente, como doentes de hepatite e quem bebe em excesso. Ou seja, tomar um Tylenol para aliviar ressaca é uma péssima ideia.

Fontes Prof. Luis Antônio Baffile Leoni, farmacêutico pela Universidade Estadual de Londrina e diretor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade São Judas Tadeu, e Patricia Pâmela Fonseca, da pós-graduação em medicina farmacêutica pela Unifesp.

Fonte: Super.abril
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que é Pilates?


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mulher praticando pilates.
Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920.[1] A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada.[1] É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral[2]

Referências

  1. ↑ a b Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates® (PDF). Sociedade Brasileira de Medicina do EsporteScielo (3 de novembro de 2004). Página visitada em 3 de setembro de 2011. "O método Pilates® desenvolvido por Jopeph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. Os exercícios do método Pilates® são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar. O sistema básico inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. Já no sistema intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros exercícios para o corpo todo, procurando melhorar a relação de equilíbrio agonista-antagonista. Uma vez que o método Pilates® preconiza a melhoria das relações musculares (agonista e antagonista), o nosso objetivo foi testar o efeito desse método de treinamento sobre o torque isocinético dos extensores e flexores do tronco medido a velocidade angular de 120 graus por segundo."
  2.  Pilates ajuda a fortalecer coluna, músculos da coxa e assoalho pélvicoBem Estar (14 de outubro de 2011). Página visitada em 29 de outubro de 2011. "O pilates [...] hoje é uma técnica reconhecida para prevenção e tratamento de problemas na coluna."

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?
O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
As aulas apresentam:
  • Exercícios suaves e eficazes;
  • Anúncios Google
    Equipamentos para PilatesKauffer Pilates. Equipamentos e acessórios para Pilates.
    Curso de RPGProf. Dr. Semaan El Razi Neto (PhD) Novas Turmas em 2011
  • Poucas repetições de cada movimento;
  • Grande repertório de exercícios;
  • Aulas únicas, evitando monotonia;
  • Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Construção de uma postura correta e natural;
  • Não há desgaste físico.
Benefícios:
  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Alongamento e maior controle corporal;
  • Correção postural;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Aumento da concentração;
  • Trabalha a respiração;
  • Promove relaxamento.
O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. Experimente!
Nós conversamos com Inélia Garcia, a Diretora do Studio Pilates do Brasil, que segue as orientações originais de Joseph H. Pilates. Veja também fotos dos aparelhos. (leia mais)
Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 15 de setembro de 2012

Modelo de Triagem do Bateria de Exames

Nome do visitante: _________________________________________
Idade: _________ anos
Sexo: M - F
Data de nascimento: ____/____/_______
Profissão: _________________
Estado civl: ____________
Têm filhos: Sim (  ) Não (  ), caso sim, quantos: _______

Anamnese: 


1.  O seu médico já lhe disse alguma vez que você tem um problema cardíaco? (   ) SIM   (   ) NÃO 
2.  Você tem dores no peito com freqüência? (   ) SIM   (   ) NÃO 
3.  Você desmaia com freqüência ou tem episódios importantes de vertigem? (   ) SIM   (   ) NÃO 
4. Algum médico já lhe disse que a sua pressão arterial estava muito alta? (   ) SIM   (   ) NÃO
5.  Algum médico já lhe disse que você tem um problema ósseo ou articular, como, por exemplo, artrite, que se 
tenha agravado com o exercício ou que possa piorar com ele? (   ) SIM   (   ) NÃO 
6.  Existe alguma boa razão física, não mencionada aqui, para que você não siga um programa de atividade 
física, mesmo que você queira? (   ) SIM   (   ) NÃO 
7.  Você tem mais de 65 anos de idade e não está acostumado a exercícios intensos? (   ) SIM   (   ) NÃO 


1. Um médico já disse que você tinha alguns dos problemas que se seguem? (S/N) 
(   ) Doença cardíaca coronariana  (   ) Ataque cardíaco 
(   ) Doença cardíaca reumática   (   ) Derrame cerebral 
(   ) Doença cardíaca congênita   (   ) Epilepsia 
(   ) Batimentos cardíacos irregulares  (   ) Diabetes 
(   ) Problemas nas válvulas cardíacas  (   ) Hipertensão 
(   ) Murmúrios cardíacos   (   ) Câncer 
(   ) Angina 
Por favor, explique: ________________________________________________________________________ 
2. Você tem algum dos sintomas abaixo? (S/N) 
(   ) Dor nas costas 
(   ) Dor nas articulações, tendões ou músculo 
(   ) Doença pulmonar (asma, enfisema, outra) 
Por favor, explique:_________________________________________________________________________ 
3. Liste os medicamentos que você está tomando (nome e motivo) 
_______________ __________________________________________________ 
_______________ __________________________________________________ 
_______________ __________________________________________________ 
4. Algum parente próximo (pai, mãe, irmão ou irmã) teve ataque cardíaco ou outro problema relacionado 
com o coração antes dos 50 anos? (   ) NÃO (   ) SIM
5. Algum médico disse que você tinha alguma restrição à prática de atividade física (inclusive cirurgia)? 
(   ) NÃO    (   ) SIM. Por favor, explique: ___________________________________________________________
6. Você está grávida? (   ) NÃO    (   ) SIM.  
7. Você fuma?  (   ) NÃO    (   ) SIM.   ____cigarros por dia  ____charutos por dia  ___cachimbos por dia.
8. Você ingere bebidas alcoólicas?  ___ não ___ sim
(   ) 0-2 doses/semana (   ) 3-14 doses/semana  (   ) mais de 14 doses/semana 
Nota: uma dose é igual a 28,3g de licor forte (cálice de licor), 169,8g de vinho (taça de vinho), ou 339,6g de cerveja (caneca de chope)

9. Atualmente você tem se exercitado pelo menos 2 vezes por semana, por pelo menos 20 minutos? 
(   ) NÃO    (   ) SIM. 
A. Se sim, por favor, especifique: 
(   ) corrida    (   ) esporte de raquete 
(   ) caminhada vigorosa  (   ) pilates 
(   ) bicicleta   (   ) levantamento de peso 
(   ) aeróbica   (   ) natação 
(   ) outro (especifique) _______________________________ 
B. Total de minutos dispendidos em atividades aeróbias por semana: 
(   ) 40-60 minutos/semana 
(   ) 61-80 minutos/semana 
(   ) 81-100 minutos/semana 
(   ) 100 ou mais minutos/semana 
10. Você mediu sua taxa de colesterol no ano passado? 
(   ) não 
(   ) sim – acima de 200 (Níveis perigosos) 
(   ) sim – abaixo de 200 (Níveis desejáveis)
(   ) sim – não sabe o valor 
11. Verifique a descrição que melhor representa a quantidade de estresse que você tem durante um dia 
normal: 
(   ) sem estresse 
(   ) estresse leve ocasional 
(   ) estresse moderado freqüente 
(   ) estresse elevado freqüente 
(   ) estresse elevado constante 
12. Quais são os seus objetivos ingressando em um grupo de promoção de saúde? 
(   ) perder peso   (   ) melhorar a aptidão cardiovascular 
(   ) melhorar a flexibilidade  (   ) melhorar a condição muscular 
(   ) reduzir as dores nas costas  (   ) reduzir o estresse 
(   ) parar de fumar   (   ) diminuir o colesterol 
(   ) melhorar a nutrição   (   ) sentir-se melhor 
(   ) outro (especifique) _____________________________________________________ 

Bateria de Exames

Peso: __________ 
Altura: _________
P.A.: __________________
IMC: __________________
Glicose: ________________
Teste postural: __________
Outros: _______________

Obs.: nome de quem fez o exame no visitante...

Obs.: Fazer uma pequena com apenas os dados do visitante para ele levar consigo ... como um cartão!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O algodão


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Frutos de algodão abertos prontos para a colheita.
O algodão é uma fibra branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae. Há muitas espécies nativas das áreas tropicais da ÁfricaÁsia e América, e desde o final da última Era glacial tecidos já eram confeccionados com algodão. Atualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos e instrumentos médicos. É uma planta subtropical, comum no México, Austrália e África.[1] Estima-se que a produção mundial gire em torno de 25 milhões de toneladas anualmente.[2]

Descrição

As fibras são colhidas manualmente ou com a ajuda de máquinas. Sendo que a forma manual de coleta é feita normalmente nos arbórea e traz um produto muito mais livre de impurezas. De uma forma ou de outra, as fibras sempre contêm pequenas sementes negras e triangulares que precisam ser extraídas antes do processamento das fibras. As fibras são, de facto, pêlos originados da superfície das próprias sementes. Estas sementes ainda são aproveitadas na obtenção de um óleo comestível. Pesquisas indicam que o composto gossipol, extraído da semente, pode ser empregado como contraceptivo masculino.[3]
Nos primeiros 28 dias após a abertura da flor, as referidas células crescem rapidamente em comprimento, até 91% do comprimento final. Em seguida, o crescimento dos 9% finais torna-se lento e estabiliza-se em torno dos 47-51 dias do florescimento. Aos 21 dias, a parede da célula se resume, basicamente, em cutícula e camada, fina, de celulose.[4]

Fase de deposição de celulose

De 21 até os 52-56 dias após a abertura da flor, a deposição de celulose é intensa (96%), com o consequente engrossamento da parede secundária por camadas concêntricas sucessivas de material depositado, de fora para dentro da fibra. A deposição dos 4% finais é de forma lenta e se estabiliza aos 61-64 dias do florescimento. A temperatura e a luminosidade influem decisivamente na quantidade de celulose depositada, que se associa ao grau de maturação da fibra de algodão. Esse comportamento é mostrado na fase de deposição de celulose na fibra.
A principal forma de cor é o branco puro.

Fase de abertura dos frutos (maçãs)

Aspecto do fruto antes e depois da abertura.
Nos últimos 8-9 dias antes da abertura das maçãs, a deposição de celulose é mais lenta.
A expansão da massa de fibras, aliada ao aumento da pressão interna, e o processo de desidratação gradual da casca da maçã provocam a sua própria abertura, que passa a ser denominada de capulho ou pulhoca.

Capulho de algodão aberto (fibra madura)

Com a abertura dos frutos ocorre perda de água com grande rapidez, provocando a contração das fibras sobre si. Há colapso da forma tubular, com achatamento das fibras que assumem, na sua seção transversal, a forma característica de grão de feijão. Aparecem, ao longo das fibras achatadas, os pontos de reversão ora para um lado ora para o outro, conferindo-lhes a sua qualidade de fiabilidade.

Estrutura da fibra

Aparência de verniz. Contém cera, gomas, pectinas e óleos. A cera é responsável pelo controle da absorção de água.

Cutícula

É a parte mais externa da fibra e constitui uma camada de proteção, fina e resistente, com função de proteção da fibra.

Parede primária

É constituída por celulose, na forma de fibrilas microscópicas dispostas transversalmente em relação ao comprimento da fibra, em espirais Dextro ou levógiras. Numa mesma fibra, o sentido das espirais não muda. A formação da parede primária determina o comprimento da fibra. Essa parede contém outras substâncias também, como açucares, pectinas e proteínas.

Parede secundária

A parede secundária localiza-se abaixo da parede primária, representando a maior parte da espessura desta. É constituída de várias camadas concêntricas de celulose quase pura, na forma de fibrilas cristalinas aglomeradas em espirais, cujo sentido muda ao longo de uma mesma fibra. Da sua natureza dependem fundamentalmente a resistência e a maturidade da fibra.

Lume ou lumem

É o canal central da fibra. De seção circular durante a formação desta, passa a ter contorno irregular após o processo de desidratação (colapso). Contém resíduo protéico do protoplasma da célula que originou a fibra. A fibra madura apresenta paredes relativamente espessas, com menos torções e lume reduzido, ao passo que fibras imaturas são mais achatadas, contorcida, com paredes delgadas lume amplo.

Composição química

O principal componente da fibra de algodão é a celulose, que representa a maior parte da sua composição química. A cadeia de celulose é constituída por moléculas de glicose. A disposição destas moléculas na cadeia é denominada de celulose amorfa e cristalina, e tem importante papel nas características das fibras. Depois da celulose, a cera constitui-se de grande importância na fibra de algodão. É responsável pelo controle de absorção de água pela fibra e funciona como lubrificante entre as fibras durante os processos de estiragem na fiação.
Composição química aproximada da fibra de algodão, determinada em vase seca:
  • Celulose.................................94,0 %
  • Proteínas..................................1,3 %
  • Cinzas.......................................1,2 %
  • Substâncias pécticas...............0,9 %
  • Ácidos málicos, cítrico, etc....0,8 %
  • Cera..........................................0,6 %
  • Açúcares totais.......................0,3 %
  • Não dosados...........................0,9 %
  • TOTAL.....................................100 %

    Fibra do algodão e o meio ambiente

    Fibra de algodão, cerca de três meses para se decompor no meio ambiente.
    A fibra do algodão não traz fortes impactos se descartada indevidamente no meio ambiente, uma vez que seu material é orgânico, e leva cerca de três meses apenas para se decompor completamente. Por outro lado, é um material de dificuldade moderada para reciclagem, não existem grandes necessidades e tecnologias de fácil acesso para reciclar esse material. Seu impacto pode se maior durante sua cultura se feito incorretamente, pois é necessário grande espaço de terrenos para sua agricultura, e são utilizados diversos tipos de vermífugosadubo químico,inseticidas entre outros agrotóxicos.[5]
    Plantação de algodão.

    Propriedades físicas e valor do algodão no mercadoAs propriedades físicas da fibra determinam a sua qualidade ou valor tecnológico. No entanto, o conceito de qualidade do algodão sofreu modificações no passado em função das determinações tecnológicas comumente realizadas.

    Antigamente o valor do algodão era considerado apenas em função do comprimento da fibra e do tipo comercial, sendo o primeiro determinado manualmente pelos classificadores e o segundo, visualmente, em função da limpeza, aparência, cor e aspectos de beneficiamento.
    A pesquisa tem revelado a importância de outras características físicas, utilizando aparelhos adequados, cuja evolução foi rápida nas últimas décadas. Hoje em dia, a maioria das indústrias já leva em consideração o Índice Micronaire, a tenacidade da fibra e a maturidade na avaliação da matéria-prima.O teste considerado padrão nos dias de hoje, para aferir as qualidades da fibra chama-se HVI (High Volume Instrument). A classificação visual também é muito utilizada ainda.
    Os problemas causados pela infestação da praga do bicudo-do-algodoeiro, aliado ao forte movimento de abertura da economia brasileira no início dos anos 90, provocou uma forte retração na produção doméstica e permitiu a entrada de importações subsidiadas. Em 1986, a tarifa de importação de algodão em pluma praticada pelo Brasil era de 55%, sendo reduzida paulatinamente até ser zerada em 1993, taxa que também passou a valer em definitivo para os parceiros do Mercosul.
    As importações de produtos altamente subsidiados nos países de origem contavam ainda com prazos de pagamento de até 360 dias e juros muito menores que os disponíveis aos produtores nacionais.
    Após a reversão dos preços internacionais ocorrida no biênio 94/95 e a constatação do alto custo social decorrente do desemprego de milhares de famílias no norte do Paraná, que tinham no algodão uma das poucas alternativas para a pequena escala de produção de suas propriedades, o Governo brasileiro resolveu implementar medidas de apoio à cotonicultura nacional, elevando o preço mínimo, cobrindo 100% do VBC nos empréstimos oficiais e garantindo a elevação da alíquota de importação para produto de países de fora do Mercosul, em 1% ao ano, entre 1996 e 2000.
    Por enquanto, essas medidas não foram suficientes para criar condições de competitividade em relação ao algodão importado. Espera-se, portanto, que novas medidas de caráter protecionista, como a obrigatoriedade de pagamento à vista das importações, sejam implementadas em breve.
    Entretanto, aspectos tecnológicos, como o comprimento de fibra requerido pelo parque têxtil nacional e ainda não atendidos pelo setor produtivo local, aliados à crescente disponibilidade de algodão na Argentina e à rápida evolução técnica dessa lavoura no Paraguai, devem determinar a continuidade da participação das importações de algodão em pluma do Mercosul por muitos anos.
    A maior proteção decorrente de uma política comercial mais agressiva por parte do Brasil, o crescimento do consumo puxado pela renda, a adaptação de variedades mais produtivas e com maior aceitação comercial e o fato de o algodão ser uma boa alternativa de rotação de cultura com soja e milho devem, em conjunto, contribuir para um crescimento da produção brasileira nos próximos anos, permitindo uma colheita de 1,8 milhão de toneladas de algodão em caroço no ano 2000, conforme ilustra a tabela anexa[onde?].

    Referências

    1.  The Biology of Gossypium hirsutum L. and Gossypium barbadense L. (cotton). ogtr.gov.au
    2.  "Natural fibres: Cotton", International Year of Natural Fibres
    3.  Redetec
    4.  Wegerich K. 2002. Natural drought or human-made water scarcity in Uzbekistan? Central Asia and the Caucasus. 2, 154–162.
    5. Ligações externas


      • Gossypium links Links para páginas informativas sobre o algodão e o gênero Gossypium.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...