TRADUTOR

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pikashu do desenho Pokemon é que animal? Pika Americana





Para meus alunos que não sabem em que animal se baseia a personagem mais famosa do desenho Pokemom!!! Nem eu sabia ... vivendo e aprendendo!!!


O Pika americano

Conheces o Pika americano?
Sabias que este animal tem a forma de um ovo, tem cor castanha clara e pode ter entre 16 a 22 cm de comprimento e pesar entre 120 a 200 gramas?
pika

As alterações climáticas podem ameaçar a continuidade de algumas espécies, como é o caso do pika-americano.
O primo do coelho, como é conhecido, é uma animal que vive no Oeste americano. Passa o Verão a correr nos campos no topo das montanhas, recolhendo e armazenando alimento para se alimentar no Inverno. Parte do seu tempo é ocupado a fugir de predadores, refugiando-se atrás das rochas para não fazer parte das refeições de águias, doninhas…
Este pequeno herbívoro, habituado a viver num ambiente frio de altas altitudes, tem o corpo revestido com pêlo espesso que lhe facilita a adaptação a ambientes frios. Com a subida das temperaturas, o pika-americano sente muitas dificuldades em descer a montanha e atravessar os vales à procura de alimento, o que faz com que fique preso naquilo a que os cientistas chamam «ilhas no céu». Estas mudanças prejudicam a actividade do pika-americano: não podem descer para “arrefecer” o corpo, porque os vales são demasiado quentes para atravessar; subir a montanha pode ser um risco, pois poderão não encontrar alimento suficiente.
Se não se tomarem medidas o pika-americano pode morrer por sobreaquecimento devido às alterações climáticas.
Fontes: revista National Geographic, Janeiro 2009
Trabalho realizado por: André Filipe Ferreira Lemos 5.ºA

Pika americano (Ochotona princeps)

Descrição
Pikas americano comunica-se um com o otro usando ambas as chamadas de alarme curtas, e uns vocalizations mais longos. Igualmente marcam o território com perfume de suas glândulas do mordente. O Pika é marrom acima com lado de baixo colorido lustre. As orelhas são curtas. O corpo é arredondado com cauda curta que não é facilmente visível.

Outros nomes
Montanha rochosa Pika, Pika do sul, coelho de rocha, lebre tranqüila, Hay-maker, Rato-lebre, lebre de assobio, Cony

Tamanho
Comprimento de corpo: 16cm - 21cm. Peso: média 100g

Ambiente
habitat da montanha nas áreas de rocha quebrada com vegetação próxima, especial onde o prado encontra o terreno rochoso aberto.

Alimento
Pikas come gramas e as folhas alpinas durante o verão. Durante o verão, igualmente armazenam a grama e plantas herbáceas em pilhas do feno no aberto ou sob rochas. Estas pilhas do feno dão-lhes algum alimento para o inverno mas não as são bastante para alimentar-lhes todo o inverno - igualmente forrageiam para o outro alimento do inverno tal como plantas e líquenes do coxim.

Produção
Uma maca de uma a seis (média 3) é nascida após um período de gestação de 30 dias. Os jovens weaned após 3 - 4 semanas. Alcangam o tamanho adulto após 3 meses.

Escala
Columbia Britânica central a Califórnia South-Central e leste a Colorado

Classificação
Classe:Mammalia
Ordem:Lagomorpha
Família:Ochotonidae
Género:Ochotona
Espécie:princeps
Nome comum:Pika americano


Distribuição geográfica

Fonte 1:http://www.wildlifenorthamerica.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário