TRADUTOR

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cetáceos - A ordem das Baleias e parentes

Cachalote





  • Os cetáceos sem dentes (subordem Mysticeti) são caracterizadas pelas barbas de baleia, que são estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as "barbas" para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais.
  • Os Cetáceos com dentes (subordem Odontoceti) têm dentes e se alimentam de peixes e lulas. Uma habilidade notável deste grupo é a de localizar a suas presas por ecolocalização.


Images: Bowheads42.jpg
Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus)



Os Cetáceos são animais marinhos pertencentes à ordem Cetacea da classe dos mamíferos. O nome da ordem deriva do grego ketos que significa monstro marinho. Os cetáceos estão divididos em duas sub-ordens:

Cetáceos

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infra-classe: Placentalia
Ordem: Cetacea
Sub-ordens

Mysticeti
Odontoceti

Images: Baleen.jpg
barbas de baleia


Images: 800px-Bottlenose_Dolphin_KSC04pd0178.jpg
Golfinho


Vários Cetáceos: 1- Baleia-da-groenlândia ; 2- Orca; 3- Baleias francas ; 4- Cachalote ; 5- Narval; 6- Baleia Azul; 7- Rorqual; 8- Beluga

Anatomia


Images: anabal.png

Tal como todos os mamíferos, os cetáceos respiram ar para pulmões, são de sangue-quente (i.e., endotérmicas), amamentam os juvenis, mas têm muito poucos cabelos.


As adaptações dos cetáceos a um meio completamente aquático são bastante notórias: o corpo é fusiforme, assemelhando-se ao de um peixe. Os membros anteriores, também chamados barbatanas ou nadadeiras, são em forma de remo. A ponta da cauda possui dois lobos horizontais, que proporcionam propulsão através de movimentos verticais. Os cetáceos não possuem membros posteriores, alguns pequenos ossos dentro do corpo são o que resta da pélvis.

Debaixo da pele existe uma camada de gordura. Serve como reservatório de energia e também como isolamento. Os cetáceos possuem um coração de quatro câmaras. As vértebras do pescoço estão fundidas na maior parte dos cetáceos, o que fornece estabilidade durante a natação às custas da flexibilidade.

Os cetáceos respiram através de espiráculos, localizados no topo da cabeça do animal de modo a que possa permanecer submergido. As baleias sem dentes possuem dois, enquanto que as baleias com dentes apenas têm um espiráculo. Quando respiram, os cetáceos lançam um jacto de água, cuja forma é uma característica que ajuda à sua identificação.

O seu sistema respiratório permite-lhes ficar submersos durante muito tempo sem respirar: o cachalote, por exemplo, pode ficar duas horas sem respirar.

Especialmente notória é a Baleia azul, o maior animal que alguma vez viveu. Pode atingir 30 metros de comprimento e pesar 180 toneladas.

Comportamento

Images: whales.gif

Os cetáceos são geralmente classificadas como predadores, embora a sua alimentação possa incluir apenas organismos planctónicos, como nas baleias sem dentes, até grandes peixes.


Como todos os mamíferos, os cetáceos também dormem, mas não podem ficar completamente inconscientes para poderem respirar. A solução para este problema foi resolvido pela evolução: apenas um hemisfério do seu cérebro dorme de cada vez. Os cetáceos dormem cerca de oito horas por dia.

Reprodução


Images: mombaby2.jpg

As fêmeas dão geralmente à luz só uma cria. O tempo de gestação é longo (mais do que um ano em muitas espécies), ao que está associada uma forte ligação entre mãe e cria. Na maioria das baleias a maturidade reprodutiva ocorre tarde, tipicamente dos sete aos dez anos. Esta estratégia de reprodução faz com que elas tenham poucos filhos(as), combinada com uma alta taxa de sobrevivência.


Images: whales1.jpg

Os órgãos genitais estão retraídos em cavidades no corpo durante o seu nadar, de forma a produzirem um efeito hidrodinâmico eficaz. A maioria dos cetáceos não mantêm parceiros fixos durante o periodo de acasalamento; em muitas das especies, as fêmeas têm varios companheiros em cada temporada de acasalamento. No nascimento a cria sai primeiro com a sua cauda virada para a água, por isso o risco de afogamento é minimizado. As mães criam o bebé espremendo activamente o seu leite gordo na boca das crias.



Os cetáceos são descendentes de mamíferos terrestres, provavelmente da ordem Artiodactyla. Eles passaram para a água há cerca de 50 milhões de anos atrás.


Os cetáceos e os Humanos


Images: swim.jpg

Conservação

A maioria das espécies de grandes cetáceos estão em perigo de extinção, como resultado da caça à baleia. No entanto, a espécie mais afectada é o golfinho de rio por causa de alterações nos rios em que vivem.



Caça aos cetáceos


Images: whalehunt.gif

Os cetáceos têm sido objecto de pesca ao longo dos séculos, não só pela carne e gordura, mas também pelas barbas de baleia e pelo espermacete e âmbar cinzento dos cachalotes). Em meados do século XX, verificou-se que muitas populações de baleias estavam perto da extinção. Então, a Comissão Internacional das Baleias decretou uma moratória para a captura comercial de baleias em 1986. Apesar de serem membros da comissão, alguns países, como a Noruega, Islândia e Japão, não aderiram a esta moratória.

Além disso, os aborígenes da Sibéria, Alasca e Canadá são igualmente autorizados a caçar baleias, embora sem espírito comercial, mas apenas para subsistência, por razões culturais.


Captura acidental de baleias

Algumas espécies de cetáceos são capturadas acidentalmente em várias pescarias, especialmente na pesca de atum com rede de emalhar derivante, razão por que esta arte de pesca foi internacionalmente banida, mas também, embora em menores números, em várias pescarias de arrasto.


Sonar e morte de baleias nas praias

Images: 01WHALES1.jpg

Alguns ambientalistas têm sustentado que o sonar prejudica gravemente os cetáceos, especialmente o sistema de grande potência usado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Cientistas britânicos sugeriram recentemente na publicação científica Nature que o sonar pode estar ligado aos incidentes de mortes de baleias em praias, devido a indícios de que essas baleias mortas teriam sofrido descompressão .

As mortes em massa de cetáceos em praias ocorrem naturalmente em várias espécies, de tal modo que a frequência destes incidentes e o número de cetáceos mortos desta maneira, de acordo com registos dos últimos 1000 anos, tanto de escritos religiosos, como mais recentemente de observações científicas, têm sido usados para estimar as variações no tamanho das populações de várias espécies. Aquela estimação baseia-se no pressuposto de que a proporção entre o número de cetáceos mortos nas praias e a população total de cada espécie é constante em cada ano. Apesar da suspeita da influência do sonar nestes incidentes, que pode pôr em causa o referido pressuposto, este método de estimação continua a ser utilizado.

Cetáceos na cultura


Baleias na Bíblia


Images: cron02.jpg
A Bíblia menciona baleias quatro vezes: Génesis 1:21 "E Deus criou grandes baleias"; "Porventura sou eu o mar ou uma baleia, para que te ponhas em guarda contra mim?� (Job 7:12); "Eras igual à baleia no seio as águas� (Ezequiel 32:2); e "Assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites,..." (Mateus 12:40); (tradução da versão King James da Bíblia).


Herman Melville

Images: 200px-Herman_melville.jpg

A caça de baleias é o tema de um dos clássicos do canón literário da língua inglesa , Moby Dick, de Herman Melville. Melville classificou os cetáceos como "um peixe de jorro com uma cauda horizontal", apesar da ciência ter sugerido outra coisa no século anterior. Melville reconheceu "as razões porque Linnaeus teria de bom grado banido as baleias do mar", mas disse que, quando as apresentou aos seus "amigos Simeon Macey e Charley Coffin, de Nantucket [...] eles se uniram na opinião de que as razões apresntadas eram insuficientes. Charley chegou a afirmar que eram um disparate." O livro de Melville é parte história de aventuras, parte alegoria metafísica e parte história natural; é essentialmente um completo sumário dos conhecimentos do século XIX sobre biologia, ecologia e significado cultural de cetáceos, em particular dos cachalotes, a espécie de Moby Dick.


Images: Moby_Dick.jpg
Moby Dick


Captura
Uma grande atracção nos parques aquáticos (oceânicos) e Zoos que mantêm pequenos cetáceos capturados, maioritariamente golfinhos. Por causa da sua capacidade de aprendizagem, estes são tambem usados pelos militares em operações no mar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário