TRADUTOR

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Veia

Veia (Pela Wikipédia)


Corte transversal de uma veia mostrando uma válvula que previne o refluxo sanguíneo

No sistema circulatório, uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias.

O estudo das veias e doenças das veias é conhecido como flebologia e é uma disciplina que vem sendo desenvolvida através de uma variedade de cientistas de diferentes áreas. A American Medical Association adicionou a flebologia à sua lista de especialidades médicas auto-designadas.

Índice

Função

As veias servem para levar o gás carbônico dos órgãos de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para as artérias pelo ventrículo esquerdo até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dióxido de carbono. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito, onde é então bombeado para as artérias pulmonares e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação sanguínea.

O retorno do sangue para o coração é auxiliado pela ação do bombeamento de músculos esqueléticos, que ajudam a manter extremamente baixa a pressão sanguínea do sistema venoso.

Anatomia

A maioria das veias possuem válvulas unidirecionais chamadas de válvulas venosas para prevenir o contrafluxo causado pela gravidade. Este sistema é constituído de um músculo de esfíncter ou de duas ou três dobras membranosas. Elas também possuem uma fina camada externa de colágeno, que ajuda a manter a pressão sanguínea e evita o acúmulo de sangue. A cavidade interna na qual o sangue flui é chamada de luz. As veias são envolvidas por músculos lisos que ajudam a manter o fluxo sanguíneo para o átrio direito.

As paredes das veias são menos resistentes e mais delgadas do que as das artérias, embora apresentem três camadas. Quando não transportam sangue perdem a sua forma de cilindro (colabam).

Desmaios podem ser causados devido à uma falha no bombeamento músculo-esquelético. Longos períodos em pé podem resultar em acúmulo de sangue nas pernas, com pressão sanguínea muito baixa para levar o sangue para cima, até o coração. Choques neurogênicos e hipovolêmicos podem também causar desmaios. Nesses casos os músculos lisos envolvendo as veias se tornam frouxos e se preenchem com sangue, absorvendo uma grande quantidade do volume total de sangue, mantendo o sangue afastado do cérebro e provocando e causando perdas de consciência.

Doenças comuns

Doenças comuns das veias incluem veias variscosas (que são tratadas com lasers e ultrassom) e trombose venosa profunda.

Veias importantes e sistemas venosos

As veias pulmonares carregam sangue relativamente oxigenado dos pulmões para o coração. A veia cava superior e a veia cava inferior carregam sangue relativamente pobre em oxigênio das circulações sistêmicas superior e inferior, respectivamente

Um sistema porta venoso é uma série de veias ou vênulas que se conectam diretamente a dois leitos capilares. Exemplos de sistemas como esse incluem o veia porta hepática e o sistema porta hipofisário.

Lista de veias importantes

Nomes dos importantes sistemas venosos

Interesse médico

As válvulas venosas impedem o fluxo inverso de sangue.

As veias são usadas medicamente como pontos de acesso para a circulação sanguínea, permitindo a retirada de sangue para exames, e permitindo a infusão de fluidos, eletrólitos, nutrição e medicamentos. Isso pode ser feito com uma injeção usando uma seringa, ou inserindo um cateter (tubo flexível).

Se um cateter intravenoso tem de ser inserido, para a maioria das finalidades é realizado em uma veia periférica (uma veia próxima à superfície da pele na mão ou braço, ou menos utilizado, na perna). Alguns fluidos altamente concentrados ou medicamentos irritantes devem fluir para dentro das largas veias centrais, que são às vezes utilizadas quando o acesso periférico não pode ser obtido. Catéteres podem ser administrados na veia cava superior para estes usos: acredita-se que uma utilização por um longo período de tempo será necessária, um ponto permanente extra pode ser inserido cirurgicamente.

A localização precisa das veias é muito mais variável de pessoa para pessoa do que a das artérias.

Cor das veias

Na luz, o sangue aparenta ser vermelho porque a maioria das cores é absorvida pelo pigmento carregador de oxigênio hemoglobina (Hb), exceto o vermelho, que reflete no sangue. Se um filtro que bloqueia a cor refletida é posicionado entre o sangue e os olhos de um observador, a cor percebida muda. No caso dos humanos, a pele serve como um filtro para a cor vermelho, e a cor remanescente acaba sendo verde. O espectro de cor exato é determinado pelos níveis relativos de ferro oxigenado (HbO) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Altas taxas de oxigênio refletem a cor vermelha e altas taxas de CO2 refletem a cor azul, que misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo verde.

Veja também

Ligações externas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário