TRADUTOR

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ureteres (pela Wikipédia)

Ureter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ureter
Kidney PioM.png
Partes do rim:
1. Pirâmide renal
2. Artéria eferente
3. Artéria renal
4. Veia renal
5. Hilo renal
6. Pelve renal
7. Ureter
8. Cálice menor
9. Cápsula renal
10. Cápsula renal inferior
11. Cápsula renal superior
12. Veia aferente
13. Néfron
14. Cálice menor
15. Cálice maior
16. Papila renal
17. Coluna renal
Gray's assunto #254 1225
Vascularização Artéria vesical superior artéria vaginal, ramos ureterais da artéria renal
Precursor Ureteric bud
MeSH Ureter

O ureter é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga.

Índice

Anatomia

Os ureteres têm, cada um, 25 a 30 cm de comprimento e três milimetros de diâmetro. Eles se originam da confluência dos vários cálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Os ureteres descem então do abdómen superior (onde estão os rins) até à pelve por detras dos órgãos do tracto gastrointestinal, retroperitonealmente. A sua passagem junto de outras estruturas condiciona estruturas onde é mais frequente um cálculo renal (pedra dos rins) ficar retido gerando obstrução: estas estruturas incluem , a artéria ilíaca, o rebordo ósseo da Pelve e aquando da entrada na Bexiga. Os ureteres entram na Bexiga posteriormente, e fazem-ne de forma obliqua, envolvida pelas diversas camadas musculares da bexiga, de modo a prevenir o refluxo da urina.

Histologia

Os ureteres têm três camadas, tal como outros órgãos tubulares: a mais externa é tecido conjuntivo, recoberta parcialmente de serosa nas regiões onde o ureter está em contacto com o peritônio; a média é uma camada de tecido muscular liso de três tipos, circular, longitudinal e obliquo, e a interna é composta de mucosa e submucosa. A camada da mucosa é composta por um epitélio de transição, enquanto a submucosa é conjuntiva.

Fisiologia

A função dos ureteres é a propulsão da urina. O método é a contracção por peristalse (em ondas) da sua camada de musculo liso. Esta contracção é completamente inconsciente.

Patologia

  • Alterações congénitas: ureter duplicado, por vezes com Pénis bífido;díverticulos; alterações na porção intra-vesicular (terminal) que são obstrutivas ou não impedem o refluxo da urina.
  • A ureterite é a inflamação do ureter, frequentemente de causa infecciosa. Pode ser obstrutiva.
  • Litíase uretérica com obstrução: é muito dolorosa, é causada por cálculo ("pedra") originária do Rim. A obstrução pode complicar em hidronefrose.
  • Ureterocelo: expansão do ureter distal com conteúdo liquido, devido a estenose da comunicação com a bexiga. Pode complicar em hidronefrose.
  • Cancro do Ureter: o carcinoma transicional epitelial, tumor maligno primário do ureter, é raro. São mais comuns tumores benignos do mesênquima (pólipos fibroepiteliais, leiomiomas, lipomas) que causam obstrução devido à compressão do lúmen.
  • Outras causas de obstrução são a gravidez normal, a endometriose (inflamação no Útero), Salpingite (inflamação na trompas), ou neurogénica (defeito de peristalse devido à má função dos nervos uretericos).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário