TRADUTOR

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Animais Peçonhentos - PARTE 5: Sintomas de Picada

 
Principais sintomas ao ser picado por um animal peçonhento:
 
 Sintomas da picada de aranha:
  • Armadeira: Dor intensa no local da picada, salivação, náuseas, sudorese (suor excessivo) e tremores.

  • Marrom: Dor da picada semelhante à queimadura de cigarro, edema local de difícil cicatrização (inchaço provocado pelo acúmulo de líquidos) e necrose (morte parcial ou integral do tecido que constitui a pele), mal-estar geral, náuseas, febre e urina de cor escura.

  • Viúva-negra: Angústia, agitação, excitação, confusão mental, dores e contrações musculares, rigidez do abdômen, alterações na pressão e nos batimentos cardíacos, sudorese.

  • Caranguejeira: Dor no local da picada e irritação na pele.

Sintomas da picada de cobra: 
 
  • Jararaca: Inchaço, hemorragia no local da picada ou na gengiva e dor local.

  • Cascavel: O local da picada não apresenta lesão evidente, apenas uma sensação de formigamento. A vítima apresenta dificuldade em abrir os olhos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dor muscular generalizada e urina avermelhada.

  • Coral verdadeira: Pequena reação no local da picada, visão dupla, pálpebras caídas, falta de ar e dificuldade para engolir.

  • Surucucu: Inchaço, hemorragia e dor no local da picada, diarreia e alteração dos batimentos cardíacos. 

Sintomas da picada de escorpião:

Dor moderada a muito intensa no local da picada, sudorese, hipotermia (redução da temperatura corporal), aumento da pressão sanguínea, náuseas, salivação, tremores, convulsões, alterações cardíacas, insuficiência respiratória e vômitos.
 
Sintomas da picada de abelha:
 
AbelhaAs reações podem ser tanto tóxicas como alérgicas. As manifestações tóxicas em decorrência da picada de abelha são: dor, edema e eritema (coloração avermelhada). Quando acontece da vítima sofrer muitas picadas, pode ocorrer manifestação sistêmica, devido à maior quantidade de veneno inoculada. Nesse caso, pode haver coceira, vermelhidão, calor generalizado, hipotensão, taquicardia, dor de cabeça, náusea, dentre outros sintomas. Em casos mais graves, pode haver estado de choque, forte insuficiência respiratória e insuficiência renal.

Já as manifestações alérgicas geralmente causam um edema que dura por vários dias, tendo como outras reações a cianose, urticária generalizada, broncoespasmos, choque anafilático, pressão baixa, colapso, perda da consciência e incontinência urinária e fecal.

Sintomas da picada de lacraia: 

Dor intensa, inchaço e pequena ferida no local da picada, febre, calafrios, tremores e sudorese.

Sintomas de contato com lagarta ou taturana: 

Lagarta FlorGeralmente, os acidentes envolvendo as lagartas ocorrem com o contato do indivíduo com o animal. Não são todas as lagartas que possuem veneno, sendo somente as lagartas de mariposas que podem causar acidentes, e os sintomas são: forte dor e “queimação” local, inchaço e vermelhidão discretos. As do gênero Lonomia podem causar hemorragias, sangramento na gengiva, aparecimento de sangue na urina e complicações como insuficiência renal e necrose da pele. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário