TRADUTOR

sábado, 24 de novembro de 2012

Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas


plantas Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas

               Desde muito jovens nós ouvimos falar na Fotossíntese, mas será que você realmente sabe como ela funciona? Acontece que embora muita gente não saiba esse processo pode não ser tão simples quanto aprendemos no Ensino Fundamental. Muito pelo contrário ele se mostra bem complexo. 
                A Fotossíntese (foto=luz) tem este nome porque é um processo de conversão de energia luminosa em energia química que necessita, portanto, de luz. Para que ocorra a síntese tem que haver no organismo um pigmento que capte a energia presente na luz solar.

fotossintese 3 Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas

               O pigmento mais presente nos seres vivos fotossintetizantes é a clorofila (verde), mas ao contrário do que  parece existe mais de um tipo de clorofila. Nas plantas verdes são usadas duas formas de clorofila conhecidas como a e b. Existem ainda os tipos c dpresentesem cianobactérias e algas. Esses tipos são diferentes porque usam comprimentos de ondas diferentes, mas todas dentro do espectro luminoso.
               Vale lembrar que a luz branca solar pode ser decomposta em sete outras cores são observadas na forma do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O ??comprimentos do espectro de luz usado na fotossíntese depende bastante do tipo de pigmentos presentes. As plantas verdes, por exemplo, têm o seu pico de conversão na luz azul-violeta e vermelha. Já as algas vermelhas filtram os comprimentos de onda mais longosdo que os utilizados pelas plantas verdes. A parte que não é absorvida do espectro luminoso é aquilo o que dá cor aos organismos fotossintéticos. Confira a imagem:?
decomposicao da luz branca Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas
               Existem ainda bactérias fotossintetizantes que utilizam a bacterioclorofila, um tipo especial de clorofila que capta melhor as ondas invisíveis ao olho humano.

Etapas da Fotossíntese


               O processo da fotosíntese pode ser dividido em duas fases principais: a fase luminosa o (clara) que depende diretamente da luz e a fase química (escura) que não depende diretamente da luz. Vamos as etapas:
               Fase Luminosa ( Fotoquímica ou Clara)
               * Fotólise da água:etapa de decomposição da água em hidrogênio e oxigênio. Nela há a liberação do oxigênio no ambiente e a capturação do hidrogênio que será usado na formação de NADPH2.

fotolise da agua Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas

               * Fotofosforilação:etapa onde há a adição de fosfato ao ADP (adenosina difosfato) e que também acontece na presença de luz. Com o acréscimo de fosfato o ADP se transforma em ATP (adenosina trifosfato), conhecido como moeda energética que será usada nos outros processos celulares.

fotofosforilacao Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas

               Fase Química (Enzimática ou Escura)
               * Formação de matéria orgânica:etapa da fotossíntese que não necessita diretamente de luz ou de um pigmento fotossintetizante. Ela usa o NADPH2 e o ATP liberados nas etapas anteriores e do gás carbônico da atmosfera.
               As moléculas de CO2 se unem ao hidrogênio e participam do Cliclo Calvin-Benson onde são formados carboidratos e água. Esse carboidrato passa pelo processo de polimerização (união de moléculas iguais que cria novas substâncias) e dá origem a açúcares como a glicose.  

fotossintes 2 Fotossíntese: Como Funciona e Etapas, Resumo para Estudo com Esquemas

                Vale lembrar que o açúcar simples resultado da fotossíntese vai ser usado pela planta na produção de outros açúcares mais complexos como por exemplo o amido.
                A Fotossítese é muito importante para a manutenção não só da vida vegetal, mas também de todo o ecossistema a sua volta.

Vídeos Relacionados...


Fonte: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/fotossintese-como-funciona-e-etapas-resumo-para-estudo-com-esquemas/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário