HOTMART

Lomadee

TRADUTOR

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estudo da Terra e suas camadas




Atividade prática para se entender as camadas da terra:

Conteúdo: Atmosfera, Crosta terrestre, Astenosfera, Manto e Núcleo.

Série: 5a série

Atividade: Maquete do planeta Terra






O planeta Terra em toda sua dimensão esférica possui várias camadas que variam quanto sua composição química e física, essas camadas estão divididas em:

Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.

Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)

Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.

Ainda dentro das três divisões existem subdivisões:

Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.

Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

Mesosfera: É uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.

Fonte: Brasil Escola

Material do site Mundo Educação

Crosta – É uma camada fina que cobre o planeta, composta de basalto, nos oceanos, e de granito, nos continentes. A vida se desenvolve na superfície dessa camada.

Manto – É uma camada constituída por minerais ricos em silício, ferro e magnésio.

Núcleo – É a camada mais profunda, é provavelmente constituída de minério de ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura e pressão são altíssimas, 5.000ºC, apresenta um diâmetro médio de 6.500 quilômetros.

A terra é divida em: litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.

Mesosfera – É uma espessa camada sólida com densidade muito superior à das rochas encontradas na superfície terrestre.

Núcleo – a maior parte do núcleo é chamada de núcleo externo e tem consistência líquida. A outra parte, conhecida como núcleo interno, apresenta minerais sólidos.

Litosfera – É formada pela crosta e pela parte superior do manto. Tem consistência sólida e flutua sobre a astenosfera, por causa das rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

Minerais – são substâncias sólidas não orgânicas com composição química definida, encontradas naturalmente na crosta terrestre.

Rochas – São agregados naturais de incontáveis grãos de minerais ou de mineralóides – substâncias amorfas de ocorrência natural – e podem ser constituídas por um ou mais minerais.

Fonte: Mundo Educação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário