TRADUTOR

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bactéria que come veneno foi descoberta


Bactéria que se alimenta de arsênio abre novas possibilidades de vida fora da Terra


Descoberta em um lago da Califórnia, a bactéria tem um metabolismo incomum e significa mudança nos parâmetros que a Nasa usa para buscar vidas extraterrestres.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Uma das especialidades da Agência Espacial Americana – Nasa é procurar vida em outros planetas, até agora sem sucesso. Na quinta-feira, dia 02, revelou a descoberta uma nova forma de vida – uma bactéria.

A revelação foi encontrada em um lago da Califórnia e substitui o fósforo, um dos componentes básicos da vida, por um veneno, o arsênio. Os cientistas esclareceram que não é exatamente uma nova forma de vida, e sim uma adaptação a um ambiente rico em arsênio.

A descoberta vai mudar os parâmetros que a Nasa segue para procurar vida fora da Terra. Até hoje, era testada a presença dos seis elementos básicos da vida: carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Agora os cientistas poderão também procurar a presença por arsênio e, por que não, por outros elementos.

Essa descoberta abre as portas para o estudo de “vida estranha” na Terra, ou seja, micro-organismos com um metabolismo muito diferente do usual e que podem representar uma parcela significativa de nossa biodiversidade.

Informações de Bom Dia Brasil

FOTO: divulgação / Science

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário