TRADUTOR

domingo, 11 de março de 2012

Dúvida no twitter: A Sigla DNA tem sido amplamente difundida pelos meios de comunicação: Se tivessemos interessados em estudar o DNA de uma pessoa, com que tipo de estrutura do corpo dessa pessoa encontrariamos moléculas de DNA? Por quê?

Hoje recebi uma dúvida de biologia em meu twitter de um rapaz muito simpático que me rendeu muitos seguidores [risos]. Ele estava tentando entender como se estudava o DNA de uma pessoa (ser vivo) a nível de estruturas possíveis (como nos seriados acho eu).

Eu respondi a ele brevemente que o DNA é encontrado apenas em células nucleadas, ou seja, dentro do núcleo de uma célula como a maioria das células do corpo da gente. já as hemácias do sangue (glóbulos vermelhos) de mamíferos (nossas também) não possuem núcleo (são anucleadas), então não podem ser usadas nos exames de DNa, mas suas visinhas sanguíneas, os leucócitos (glóbulos brancos), podem ser estudados, ou as células da mucosa da bochecha (muito usadas em exame pela medicina legal - CSI). 

Também se faz esse teste em fios de cabelos e pêlos encontrados em local de crimes (cenas), mas o pêlo ou cabelo deve estar acompanhado pelo bulbo (base), pois é a região onde as células originam a estrutura inteira e é rica em núcleo com DNA.

Satisfeito caro amigo (novo) @VSF_Elean (Sr. Nadal) ... comenta ai se gostou!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário