TRADUTOR

domingo, 11 de março de 2012

Explicação para as 10 pragas do Egito

Dez pragas do Egito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quadro "A Sétima Praga", de John Martin.
As dez pragas do Egito são as dez pragas que, segundo a tradição judaico-cristã, Deus enviou pelas mãos de Moisés sobre o Faraó do Egito e seu povo, narradas no livro de Êxodo, capítulos 7—12. As pragas foram enviadas para que Israel fosse libertado da terra do Egito e se reconhecesse a unicidade de Deus.
As pragas pareceriam dirigidas às divindades egípcias específicas, como o deus Nilo, os deuses-animais, culminando com a morte do primogénito de Faraó já que este era considerado uma divindade.[carece de fontes]
As dez pragas descritas no texto foram, em ordem cronológica:
  1. Águas em sangue דָם (Dam)
  2. Rãs צְּפַרְדֵּעַ (Tsifardeah)
  3. Piolhos כִּנִּים (Kinim)
  4. Moscas עָרוֹב (Arov)
  5. Doenças nos animais דֶּבֶר (Dever)
  6. Sarna que rebentava em úlceras שְׁחִין (Shkhin)
  7. Saraiva com fogo בָּרָד (Barad)
  8. Gafanhotos אַרְבֶּה (Arbeh)
  9. Trevas חוֹשֶך (Choshech)
  10. Morte dos primogénitos

Verificação histórica

Evidências arquelógicas foram consideradas, por exemplo, por William Foxwell Albright. Alguns historiadores, propuseram a hipótese de que as pragas se referem a catástrofes ecológicas, motivadas principalmente pela explosão do vulcão Santorini.[1]

Hipótese da origem vulcânica

1. As águas do Nilo Tingem-se de Sangue ou maré vermelho.
A explosão do Vulcão Santorini espalhou cinzas por sobre o Egito. A lama e a fumaça que caíram sobre o rio torna quente a água do Nilo e provoca a reprodução descontrolada de algas pirrófitas que causam o fenômeno da maré vermelha colorindo as águas com cor de sangue.
2. Rãs Cobrem a Terra
A intoxicação das águas faz com que as rãs e sapos fujam do rio, espalhando-se por toda a região.
3. Piolhos Atormentam Homens e Animais
Com a morte de muitos animais, as carcaças podres proliferam grande quantidade de moscas, além delas existe também naquela região o maruim, piolhos.
4. Moscas Escurecem o Ar e Atacam Homens e Animais
Outro tipo de insecto, a mosca dos estábulos, transforma-se em praga, atacando todo tipo de mamífero que encontra.
5. Uma Peste Atinge os Animais
A peste equina africana e a peste língua-azul, doenças transmitidas pelo maruim, mataram a maioria dos mamíferos.
6. Pústulas Cobrem Homens e Animais
O mormo, uma doença equina que também ataca o homem, é transmitida pela mosca dos estábulos provocando úlceras na pele.
7. Chuva de Granizo Destrói Plantações
O granizo pode cair nas regiões desérticas do Mediterrâneo, embora seja um fenómeno relativamente raro. Misturado com raios, da a ilusão de ser saraiva. Também se supõe que proveio do encontro entre uma massa de ar quente e uma massa de ar fria que causa ventos, chuva forte, ou tempestades eléctricas, que os egipcios poderiam interpretar como chuva de fogo.
8. Nuvem de Gafanhotos Ataca Plantações
Após a tempestade, os ventos fortes mudaram o curso dos gafanhotos etíopes.
9. Escuridão Encobre o Sol por Três Dias
Uma tempestade de areia pode durar dias e é capaz de encobrir completamente a luz do Sol. É possível que o mesmo fenómeno que ocorreu com os raios tenha encoberto o Sol, devido às correntes de areia do deserto do Saara levantadas pelo vento.
10. Os Primogénitos de Homens e Animais Morrem
Com a escassez de alimentos, causada pela morte dos animais e peixes e a devastação das plantações.Cereais eram guardados em celeiros, ou abaixo da terra para serem protegidos da contaminação, mas já estavam contaminados por vestígios dos gafanhotos e/ou moscas dos estábulos, e junto com o forte calor os grãos podem desenvolver um tipo de fungo altamente tóxico. Como no Egito antigo os primogénitos (tanto humanos quanto dos animais) tinham a preferência na alimentação, uma tradição no egito antigo, tanto para homens quanto para animais(recebiam a primeira porção, logo a mais contaminada por ser mais vulnerável, e uma porção extra no final) como eram muitas toxinas, era possível a morte dos primogênitos.
E assim terminou.

Cultura popular

  • A Colheita do Mal, um filme estrelando Hilary Swank de 2007, retrata a dez pragas modernas em Louisiana, interposto mediante uma vila de cultists satânicos. A protagonista, Katherine Winter, tenta encontrar uma explicação científica para as ocorrências, mas eventualmente tem de admitir a sua origem sobrenatural.
  • Em 1999, no filme A Múmia, Imhotep traz várias das pragas que ele pretende ser plenamente ressuscitado. Os mais notáveis são os gafanhotos, moscas e água (e, aparentemente, uísque) viragem para o sangue, furúnculos e feridas, o dilúvio de fogo e um eclipse, mas não na ordem listada na Bíblia. O personagem de Imhotep é mostrado como tendo morrido durante o início do reinado de Ramsés II, o filme sugere que as pragas do Egito ocorreram durante ou antes do reinado de Set I.
  • Em 1998, no filme animado O Príncipe do Egito, que conta a história de Moisés conduzindo os hebreus pelo Egito, todas as dez pragas são apresentados em alguma forma, mas os piolhos e pulgas são aparentemente substituído por besouros, formigas e grilos.
  • Em 1971, no filme The Abominable Dr. Phibes, o personagem Dr. Phibes usa de vários métodos imaginativos (inspirados na história bíblica das Dez pragas do Egito) para assassinar sete cirurgiões e uma enfermeira. Ele recebe ajuda da sua bonita e silenciosa assistente Vulnavia. A sua última punição ele reserva para o Dr. Vesalius.
  • A banda norte-americana de thrash-metal Metallica retrata parcialmente as pragas do Egito na música 'Creeping Death', do álbum 'Ride The Lightning' de 1984.

Referências

Ver também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário