TRADUTOR

terça-feira, 6 de março de 2012

Enzima encontrada em bactérias e fungos consegue transformar sangues tipo “A” e “B” em “O”



Pesquisadores descobriram uma maneira de converter tipos sanguíneos A e B em tipo O, podendo ser usado em seguida em transfusões de sangue.
Cientistas descobriram uma maneira de converter tipos de sangue A e B em sangue tipo O. Este sangue pode ser transfundido para qualquer outra pessoa. Este avanço poderia ajudar a evitar a escassez de sangue no futuro.
Existem hidratos de carbono diferentes em cada tipo de sangue, chamados antígenos, mais especificamente na superfície das células do sangue humano. Seu “tipo” de sangue indica quais antígenos você possui em sua superfície celular. As pessoas com sangue tipo A têm os antígenos A, se você possui sangue “tipo” B você possui antígenos B.
  As pessoas com os dois tipos de antígeno são chamadas de AB. Se você não possui nenhum tipo de antígeno, é chamado de O. Seu sistema imunológico reconhece alguns antígenos como ‘amigos’ e outros como ‘intrusos’. Caso precise de uma transfusão de sangue, é necessária a compatibilidade correta.
Uma pessoa que recebe transfusão de sangue com o tipo inadequado de antígeno pode ter todas as células do sangue doador atacadas pelo sistema imunológico, podendo ocasionar a morte. O tipo sanguíneo “O” é considerado doador universal e todas as pessoas podem recebê-lo, já que não possuem nenhum antígeno que faça o sistema imunológico reagir.
  Uma equipe de cientistas dinamarqueses identificou enzimas que removem antígenos A e B a partir de células sanguíneas. As enzimas foram extraídas de bactérias e uma espécie específica de fungo. Com o tratamento enzimático, qualquer sangue torna-se tipo O, sendo reclassificado como doador universal.
  Os ensaios clínicos ainda estão em andamento para testar todas as possibilidades de segurança do sangue modificado. Se todas as pesquisas confirmarem ser positivas, estaremos diante de uma grande descoberta que ajudará milhões de pessoas em todo mundo, já que o sangue tipo O é considerado uma “mercadoria” muito preciosa.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário