HOTMART

Lomadee

TRADUTOR

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prova de Biologia do Vestibular UFRN 2013 com gabarito geral abaixo



Questão 25
Diariamente gastamos energia em tudo o  que fazemos – correndo, nadando, dançando, caminhando, pensando e até dormindo. Sobre o processo de obtenção da energia que utilizamos para essas e outras atividades, é correto afirmar:
A) O  dióxido de carbono e a água se originam durante a glicólise, etapa que ocorre no citoplasma da célula.
B) Na  respiração celular, o oxigênio e a glicose são utilizados para a produção de ADP pelas células do corpo.
C) A  glicose utilizada na respiração celular provém da digestão dos carboidratos pelo sistema digestório.
D) Nesse  processo metabólico, o gás carbônico é gerado em menor quantidade quando a produção de energia é elevada.

Questão 26
As organelas que estão distribuídas no citoplasma são fundamentais para o funcionamento e  para a  adaptação das células em suas funções. Tanto maratonistas (corredores de prova de longa distância) quanto insetos voadores, como as abelhas,que sustentam o batimento de suas asas durante muito tempo, possuem uma taxa metabólica elevada em suas células musculares. As células musculares de maratonistas e de insetos voadores contêm grande quantidade de
A) vacúolo, que armazena Ca+2 para a contração muscular.
B) complexo golgiense, que secreta enzimas para sintetizar hormônios.
C) lisossomo, que faz autofagia  para eliminar partes desgastadas das células musculares.
D) mitocôndria, que fornece energia para a contração muscular.
          
Questão 27
A tirinha abaixo apresenta um exemplo de cadeia alimentar. 


  
A respeito dessa cadeia alimentar, é correto afirmar:
A) Os fluxos de matéria e de energia variam de acordo com o tamanho do consumidor, por isso, quanto maior o tamanho do consumidor maiores serão as quantidades de matéria e de energia nele presentes.
B) As quantidades de matéria e energia presentes em um nível trófico  são sempre menores que aquelas presentes no nível trófico seguinte.
C) A energia e a matéria são conservadas ao longo da cadeia alimentar, e seus valores são equivalentes em cada um dos níveis tróficos representados.
D) Parte da matéria e parte da energia do alimento saem da cadeia alimentar na forma de fezes,  urina, gás carbônico, água e calor, e, por isso, elas são menores no homem.

Questão 28
A prevenção de doenças é um hábito essencial para a saúde humana. Existem alguns  comportamentos simples e saudáveis que devemos cultivar sempre. Observe as figuras abaixo, que representam algumas medidas de prevenção contra doenças frequentes na população  humana.


As figuras a, b, c e d indicam, respectivamente, medidas preventivas contra:
A) Giardíase, leishmaniose, amebíase e esquistossomose.
B) Amebíase, gripe H1N1, gonorreia e ancilostomose.
C) Gripe H1N1, malária, tricomoníase e ancilostomose.
D)Tricomoníase, dengue, giardíase e esquistossomose. Não andar descalço.

Questão 29
A fibrose cística é uma doença hereditária  causada por alelos mutantes, autossômicos, recessivos. Em uma família hipotética, um dos genitores apresentava o fenótipo, enquanto que o outro não. Esses genitores tiveram dois descendentes: um apresentou o fenótipo e o outro não. Com relação ao genótipo dessa família, 
A) ambos genitores seriam heterozigotos, um descendente seria homozigoto recessivo, e o outro, heterozigoto.
B) um dos genitores e um dos descendentes são  homozigotos recessivos,  e os outros dois, genitor e descendente, são heterozigotos.
C) ambos genitores seriam homozigotos recessivos, um descendente seria homozigoto recessivo e o outro, heterozigoto.
D) um dos genitores seria homozigoto recessivo, enquanto que o outro genitor e os  descendentes seriam heterozigotos.

Questão 30
Uma pessoa foi fazer um hemograma e obteve o resultado abaixo.


Considerando os valores obtidos, apresentados no resultado do hemograma, é correto afirmar que:
A) o número de plaquetas por mm3 favorece  a ocorrência de  distúrbios hemorrágicos, caracterizados por uma tendência ao sangramento fácil.
B) a quantidade de plaquetas indica a presença  de anemia, associada à dificuldade em transportar o oxigênio e o gás carbônico.
C) o número de leucócitos por mm3 sugere a presença de infecção bacteriana, caracterizada por uma tendência a hemorragia.
D) a quantidade de hemácias indica que o indivíduo encontra-se devidamente protegido contra os agentes infecciosos.

Questão 31
Como fazer um salmão comum virar um gigante? O segredo é pegar do Chinook (Salmão originário da Europa) um trecho de DNA denominado promotor do hormônio de crescimento e inseri-lo na célula ovo do salmão do Atlântico Norte. A sequência promotora controla, indiretamente, a produção de proteína que, nesse caso,  é  a  do hormônio de crescimento. Enquanto o salmão oceânico só produz o hormônio do crescimento no verão, o híbrido produz o ano inteiro. Depois da inserção do DNA do Chinook no salmão do Atlântico Norte, este passa a ser:
A) quimera, pois ocorreu a clivagem dos dois alelos do gene que codifica a produção do hormônio do crescimento.
B) clone, pois  esse organismo  foi gerado artificialmente a partir de óvulos não fecundados, conferindo-lhe vantagens quanto ao seu desenvolvimento.
C) animal transgênico, pois se trata de um organismo que contém materiais genéticos de outro ser vivo, com vantagens em relação ao seu tamanho.
D) organismo geneticamente modificado, pois a inserção do DNA promotor do hormônio do crescimento produz cópias idênticas do salmão gigante.

Questão 32
Se compararmos o comportamento de animais na busca por alimento, podemos observar que uma anêmona (cnidário) apresenta um comportamento mais restrito do que o camarão (artrópode). O camarão, muitas vezes, adquire seu alimento realizando caça e luta. Essa diferença comportamental se deve ao fato de os artrópodes possuírem 
A) um sistema digestório bem maior, necessitando de uma maior quantidade de alimento, enquanto que o cnidário, por apresentar um sistema digestório simples, alimenta-se muito pouco.
B) um sistema nervoso maior, tornando-se mais inteligente para efetuar comportamentos variados, enquanto que o sistema nervoso do cnidário é bem menor, o que o torna um animal séssil.
C) um sistema digestório mais  complexo, obrigando-o a uma busca mais seletiva de alimentos, enquanto que o cnidário possui apenas uma cavidade gastrovascular, permitindo-o se alimentar de qualquer coisa.
D) um sistema nervoso mais complexo, permitindo uma maior variedade comportamental, enquanto que o cnidário possui um sistema nervoso difuso, que restringe seus comportamentos.

Questão 33
“Biólogos descrevem nova espécie de perereca que habita as bromélias em áreas de Mata Atlântica, no interior do Rio de Janeiro. A descoberta mostra a importância da conservação de florestas próximas aos grandes centros populacionais.  Scinax insperatus,  nome dado à nova espécie, pertence a um grupo de pererecas bem particulares, que utilizam a água da chuva acumulada nas bromélias para se reproduzirem e criarem seus girinos.


 Essas „pererequinhas‟ medem entre 1cm e 5cm de comprimento e vivem a maior parte de suas vidas dentro dessas plantas, que chegam a acumular cerca de 20 litros de água em seu interior, tornando-se verdadeiros aquários suspensos essenciais para a proliferação desses animais.”
Disponível em:
12/surpresa-nas-bromelias>. Acesso em: 04 ago. 2012.

Com base no texto, é correto afirmar que esse anfíbio, além de apresentar metamorfose,

A) apresenta fecundação externa e constitui um dos elementos bióticos do ecossistema presente nas bromélias.
B) necessita da água para a sua reprodução e atua como ser autótrofo, fornecendo matéria orgânica para a bromélia.
C) necessita da água para a sua reprodução e estabelece uma relação intraespecífica com as bromélias.
D) apresenta fecundação interna e externa, na presença de água, e forma o bioma das bromélias.


Questão 34
“Por se alimentar de matéria orgânica (fezes e carcaças de animais), os besouros escarabeíneos, conhecidos como rola-bosta, participam diretamente do processo de ciclagem de nutrientes, ou seja, promovem o reingresso de elementos químicos presentes em materiais em decomposição na cadeia alimentar do ecossistema. Em uma comunidade, eles podem ser classificados em três grupos de acordo com o tipo de comportamento e a função desempenhada: rodadores (movem a matéria orgânica na superfície), tuneleiros (cavam túneis e transportam o alimento para dentro do solo) e residentes (depositam ovos no bolo de matéria orgânica e não participam do deslocamento do alimento).”
Disponível em:
2012/09/efeito-domino>. Acesso em 03 ago. 2012.

Considerando o enunciado, é correto afirmar:
A) Os besouros escarabeíneos ocupam nichos diferentes no ecossistema, atuando como produtores, consumidores e decompositores.
B) A redução de besouros tuneleiros pode ocasionar diminuição da incorporação de matéria orgânica pelo solo.
C) O transporte da matéria orgânica no solo, feito pelos grupos de tuneleiros e residentes, é indispensável para o equilíbrio do ecossistema.
D) Na ciclagem de nutrientes presentes na matéria orgânica, a fixação do carbono é efetivada pelo besouro “rola-bosta”.
  
Questão 35
Em um experimento, um tipo de planta que se reproduz tanto de forma sexuada como assexuada é cultivada em dois ambientes artificiais distintos (I e II). No ambiente I, as condições de temperatura e umidade são constantes e não há presença de insetos. No ambiente II, há presença de insetos e a temperatura e a umidade são instáveis. Considerando os dois ambientes, a reprodução que teria  melhor resultado na produção vegetal é:
A) Nos  dois  ambientes, reprodução sexuada, pois esta gera indivíduos idênticos que produzem um maior número de plantas.
B) No ambiente II, reprodução assexuada, pois uma planta bem adaptada irá gerar um descendente também bem adaptado.
C) Nos dois  ambientes, reprodução assexuada, pois esta gera plantas já maduras e adaptadas, não apresentando fragilidades em presença de pragas.
D) No ambiente II, reprodução sexuada, pois esta gera sempre uma variedade de indivíduos que irão se adaptar a qualquer ambiente.

Questão 36
As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo.


As estruturas que correspondem às letras  X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
A) vasos condutores; flor e fruto; semente.
B) semente; vasos condutores; flor e fruto.
C) vasos condutores; semente; flor e fruto. 
D) semente; flor e fruto; vasos condutores.
                              


Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira)

Questões
Alternativas
Questões
Alternativas
1
A
31
C
2
D
32
D
3
C
33
A
4
B
34
B
5
D
35
D
6
B
36
C
7
C
37
C
8
B
38
B
9
A
39
C
10
A
40
A
11
D
41
D
12
A
42
C
13
B
43
A
14
C
44
C
15
B
45
D
16
A
46
B
17
C
47
D
18
B
48
C
19
D
49
D
20
A
50
B
21
D
51
A
22
A
52
D
23
B
53
A
24
B
54
A
25
C
55
C
26
D
56
B
27
D
57
C
28
C
58
B
29
B
59
A
30
A
60
D





























































































































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário