HOTMART

Lomadee

TRADUTOR

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Brasil cria a primeira vacina contra esquistossomose



Por Tainah Medeiros

O Brasil criou e vai produzir a primeira vacina contra esquistossomose, doença crônica causada pelo parasita Schistosoma . Após 37 anos de pesquisa, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), responsável pelo desenvolvimento e teste do imunizante, anunciou nesta terça-feira (12/06/2012) que a vacina  foi aprovada nos testes clínicos, feitos com 20 voluntários.

O imunizante foi produzido a partir da proteína Sm14, extraída do próprio parasita Schistosoma mansoni. Ela funciona como antígeno, substância que estimula a produção de anticorpos e impede que o parasita se instale no organismo.

* Fique atento aos sintomas e às formas de prevenção da esquistossomose

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a esquistossomose é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo, atrás apenas da malária. O parasita afeta atualmente 200 milhões de pessoas em áreas sem saneamento básico, e tem potencial para atingir 800 milhões de indivíduos em todo o mundo, principalmente nos países da África, da América Central e no Brasil — em especial no nordeste e em Minas Gerais.

Os pesquisadores responsáveis pela criação da vacina acreditam que será possível  imunizar a população dos locais mais expostos à epidemia no mundo dentro do prazo máximo de cinco anos.

A criação dessa vacina, que é também o primeiro imunizante para vermes, coloca o Brasil em uma posição de destaque no campo da ciência mundial.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário