TRADUTOR

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dr. Drauzio cria app gratuito de primeiros-socorros para celular e tablet

Por Tainah Medeiros


Aplicativo de primeiros-socorros, desenvolvido e supervisionado pelo Dr. Drauzio, está disponível para smartphone e tablet
Anualmente ocorre 1 milhão de casos de queimaduras no Brasil, sendo que 70% dos casos acontecem em casa. Já as quedas são responsáveis por quase 1/3 dos acidentes domésticos, e só no Estado de São Paulo uma pessoa morre a cada 3 dias em função delas.

Acidentes assim podem acontecer com qualquer pessoa e nessas horas é fundamental saber tanto como agir quanto o que não deve ser feito. Como são imprevisíveis, é importante ter acesso fácil à maneira correta de fazer os primeiros-socorros, já que nem sempre há tempo de esperar pela ajuda de profissionais.
Pensando nisso, o Dr. Drauzio Varella, em parceria com a Uzumaki Comunicação, a Lab 62 e a Qualicorp, criou um aplicativo gratuito para celulares smartphone e tablets com informações sobre como prestar socorro em 11 situações: engasgamentos, queimaduras, traumas na cabeça, cortes, fraturas e entorses, choques elétricos, picadas e mordidas de animais, intoxicações e alergias, sangramentos, afogamentos e quadros em que é necessário transportar feridos.
A ideia do aplicativo, que tem como objetivo mostrar como conduzir a situação até o socorro profissional chegar, surgiu após a série Primeiros-Socorros, veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo. “Como em televisão o tempo é muito curto, tivemos que focar em alguns acidentes domésticos, não pudemos falar de todos. Esse aplicativo reúne essas informações de forma completa e mais acessível”, explica o Dr. Drauzio.
Voltado para o público leigo, o aplicativo usa linguagem simples, com orientações fáceis de entender e imagens para ilustrar as informações, além de ter navegação bem prática: com um toque, o usuário escolhe qual tipo de emergência quer acessar e, em seguida, aparecem as orientações sobre o que fazer e o que não deve ser feito. O app disponibiliza também um botão para acionar diretamente o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo em situações mais graves, além de um quiz para o usuário verificar seus conhecimentos sobre o tema.
O aplicativo está disponível na loja de apps da Apple e na Google Play Store:
Como baixar o aplicativo?
A) Para iPhones e iPads (app store) diretamente do aparelho: 
1. Clicar no ícone App Store (em geral, fica na tela inicial de aplicativos);
2. Clicar no ícone “search”, na parte inferior da tela (ícone da lupa, quarto da esquerda para direita);
3. Digitar “drauzio” no campo da busca;
4. Clicar no ícone do aplicativo entre os resultados da busca;
5. Após a abertura da tela de informação sobre o aplicativo, clicar no botão azul escrito “Free”, que fica no canto superior direito; esse mesmo botão mudará para “install app”e ficará verde; clicar nele novamente;
6. Caso o usuário ainda não tenha realizado nenhum download no aparelho, aparecerá na tela um campo para que ele insira a senha de sua conta na app store;
7. Após inserir a senha, o download começará. O tempo de download dependerá da conexão por wi-fi ou do nível de sinal do celular.
B) Para celulares e tablets com sistema operacional Android:
1. Clicar no ícone “Play Store”;
2. Clicar no ícone da lupa, no canto superior direito da tela ou no ícone de lupa que existe nos próprios aparelhos;
3. Digitar “drauzio” no campo da busca;
4. Clicar no ícone do aplicativo entre os resultados da busca;
5. Clicar no botão azul escrito “download”, que fica ao lado do nome do aplicativo;
6. Clicar em “Aceitar e fazer o download”;
7. O download começará — uma barra com o andamento do processo vai aparecer no mesmo lugar em que antes havia a inscrição “Aceitar e fazer download” .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário